Oficinas Pedagógicas no Exercício da criatividade e Educação Permanente na Velhice

Monize Ferreira Amorim Barros, Silvana Búrigo

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar a relação entre Oficinas Pedagógicas como Espaço Educativo para Despertar a Criatividade e Incentivo à Educação Permanente de Idosos. Ele é resultado de uma intervenção prática realizada por uma Assistente Social e uma Fisioterapeuta com dezessete (17) alunos idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da realização da Oficina Pedagógica “Despertar para o Criar.” A prática pedagógica serviu ainda, de mediação ao exercício científico de produção de conhecimento materializado em uma monografia e possibilitou o título de Especialista em Gerontologia às autoras. A monografia “O Espaço das Oficinas Pedagógicas no Exercício da Criatividade e Educação Permanente na Velhice”, discorre referenciais teóricos sobre criatividade, educação permanente e oficinas pedagógicas e apresenta as questões de pesquisa que foram comprovadas por meio da investigação, de abordagem qualitativa. Tais questões confirmam a importância da criatividade na vida dos idosos; que ela gera prazer e alegria, que enriquece a vida, que pode ser despertada com a abertura de espaços pedagógicos onde o ambiente encorajador e positivo favoreça a expressão do potencial criador e que o despertar do potencial criativo dos idosos também pode trazer um envelhecimento com a perspectiva de educação permanente. Finalmente, apresenta a Gerontologia como um campo repleto de possibilidades criativas exigindo profissionais abertos especialmente à criatividade.

Palavras-chave: Criatividade. Idoso. Educação Permanente. Oficina Pedagógica.


Abstract: The objective of this article is to show the relation between the Pedagogic Workshops and the educative environment, to instigate the creativity and stimulate the permanent education of the elders. It is a result of a practical intervention made by a Social Assistant and a Physiotherapist with seventheen elder students from NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade) of the Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, through a Pedagogic Workshops: entitled “Creativity Instigation”. The pedagogical practice was used as a measurement of a scientific exercise of knowledge production based on a monograph, which gave the Gerontology Specialist title to the authors. The monograph “The Pedagogic Workshops space on the creativity exercise and permanent elder education” discourses over theoretic references about creativity, permanent education, Pedagogic Workshops and presents research questions that were confirmed through investigations and quantitative approach. Such hypotheses reassure the value of the creativity in the elder’s life. They bring pleasure and joy and improve their lives. These questions may lead to the creation of favorable and positive pedagogic places where the creativity potential of the elders may be encouraged. This will certainly bring a permanent education perspective on the elders’ aging process. Finally this article presents Gerontology as a field full of creative possibilities demanding professionals opened to creativity.

Keywords: Creativity. Elders. Permanent Education. Pedagogic Workshops.

Palavras-chave


Criatividade. Idoso. Educação Permanente. Oficina Pedagógica. Creativity. Elders. Permanent Education. Pedagogic Workshops.

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Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2