Os Tempos no Asilo: uma reflexão sobre uma experiência de estágio em Psicologia Social

Lucas Graeff

Resumo


Resumo: Este artigo é a síntese de uma dimensão da experiência de estágio em psicologia social realizada durante 10 meses, entre os anos de 2002 e 2003, no Asilo Padre Cacique. O objetivo deste texto é imprimir a sensação de que há tempos próprios à condição de um asilo, em geral, contrastantes com os tempos da contemporaneidade. Para traduzir esta sensação, recorro a um estilo narrativo, através do qual é possível destacar alguns episódios e fragmentos da experiência, e à fotografia, que permite realçar outros aspectos e momentos próprios de minha passagem pelo asilo. Apesar de entender que os tempos vividos no asilo e suas repercussões são produtos exclusivos de minha experiência, a idéia é traduzir para o leitor uma visão
específica da questão asilar.

Palavras-chave: Asilo. Narrativa. Fotografia.


Abstract: This article is the synthesis of a dimension of the internship experience in Social Psychology/Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), accomplished during 10 months between the year 2002 and 2003 at the Padre Cacique Asylum. The objective is to transcribe the sensation that there are peculiar times to the condition of an asylum, in general, contrasting with the times of contemporaneousness. To translate this sensation, I resort to literary style, narrating some episodes and fragments of the experience, and to photography, that allows to enhance certain aspects and personnel moments of my journey in the asylum. In spite of understanding that the times that I lived at the asylum and its repercussions are exclusive products of my experience, I believe that narration and images can introduce to the reader an alternative vision of asylum subject matter asylum.

Keywords: Asylum. Time. Photography.

Palavras-chave


Asilo. Narrativa. Fotografia.

Texto completo:

PDF


Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2