Os Estudos de Linguagem do Idoso neste Último Século

Lenisa Brandão, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente

Resumo


Resumo: A linguagem do idoso, cada vez mais, tem sido o foco de pesquisas da psicologia e da lingüística que buscam identificar transformações e detectar as causas de possíveis mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento. Este artigo revisa importantes estudos sobre a linguagem do idoso, enfocando as descobertas, as controvérsias e as hipóteses da manutenção ou do declínio de funções lingüísticas na velhice. A pesquisa neste campo ainda está em período inicial, porém a interação entre disciplinas é crescente. Além disso, os estudos começam a enfocar as funções que são preservadas ou que evoluem com o avanço da idade e surgem tendências para o desenvolvimento de perspectivas futuras de intervenção durante o processo de envelhecimento. As pesquisas vem demonstrando que independente dos resultados demonstrarem declínios, habilidades preservadas ou superiores, a investigação deve retornar com frutos positivos para a vida dos idosos.

Palavras-chave: Linguagem. Cognição. Envelhecimento.


Abstract: Cognitive psychology is increasingly expanding its studies about language and the processes of aging. The studies investigating the cognitive changes that accompany aging rise questions about the stability of language or the apearence of deficits of lingüistic functions in the aged. A great number of findings, controversials and hipothesis in this field are presented in the studies gathered in the present paper. Although research about language and aging is in its begining, there is a growing interest in the interaction of multiple perspectives, the preservation and evolution of some cognitive functions, and trends for cognitive intervention for older adults, with a greater emphasis on producing productive results in older adults lives.

Keywords: Language. Cognition. Aging.

Palavras-chave


Linguagem. Cognição. Envelhecimento. Language. Cognition. Aging.

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Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2