REFLEXÕES ACERCA DO ESTIGMA DO ENVELHECER NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Selena Mesquita de Oliveira Teixeira Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.
  • Fernanda Xavier Santiago Marinho Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.
  • Dorinaldo de Freitas Cintra Junior Faculdade Vale do Salgado - FVS; Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.
  • José Clerton de Oliveira Martins Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.45346

Palavras-chave:

Envelhecimento, Estigma social, Contemporaneidade

Resumo

O processo de envelhecimento humano possui suas peculiaridades e estabelece uma correspondência direta entre a maneira como as pessoas envelhecem e a representação que uma determinada cultura institui sobre o envelhecer. Com isso, este artigo propõe uma reflexão acerca do estigma de envelhecer na contemporaneidade. Os resultados apontam para a compreensão do processo de “tornar-se idoso” como uma experiência ambígua, na medida em que se percebe a distinção entre o sujeito em envelhecimento e o sujeito envelhescente. O envelhecer apresenta-se acompanhado de uma história de vida, e este é um dos aspectos fundamentais da maneira como o sujeito envelhece. A representação de velhice enraizada na sociedade atual exerce forte influência na qualidade desse processo. Os idosos nas sociedades contemporâneas são, em geral, vistos como problema social, ocasionando o sofrimento psíquico desses sujeitos.  Observou-se que a velhice é um construto social, bem como o ser humano em sua essência, ou seja, diversos são os aspectos que influenciam o estilo de vida, os valores e os padrões sociais e, consequentemente, os modos de ser do sujeito e as estruturas psíquicas que o constituem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selena Mesquita de Oliveira Teixeira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.

Graduada em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial- FACID (PI), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC. Foi membro do Centro Acadêmico de Psicologia da Facid. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia (UNIFOR). Atualmente, é membro do laboratório OTIUM Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia, da Universidade de Fortaleza Ceará/Brasil. 

Fernanda Xavier Santiago Marinho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.

Mestranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista da FUNCAP ( Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Membro do Laboratório de estudos sobre o ócio, trabalho e tempo livre (OTIUM). Aluna do Curso de Especialização em Saúde do Idoso do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Christus.Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Formação em Tanatologia pela Rede Nacional de Tanatologia. Durante a graduação, desenvolveu a pesquisa intitulada "O significado da morte na contemporaneidade".

Dorinaldo de Freitas Cintra Junior, Faculdade Vale do Salgado - FVS; Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.

Aluno do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (2013), no Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade - LAEPCUS, estuda a História da Psicanálise a partir da prática da psicoterapia médica no início do seculo XX. Psicólogo (2012) com formação engajada nas praticas de pesquisa e extensão universitária. Possui formação em Psicanalise (2011) pela Sociedade Contemporânea de Psicanálise - SCOPSI, com trabalho de Psicanálise e Saúde mental nos CAPS. Tem como formação complementar, entre outras, a PNL Aplicada a Setting Analítico (2011) e Dupla Formação em Hipnose (2010). Licenciado em Ensino Religioso (2007). É também aluno da segunda formação em Psicanálise pela Invenção Freudiana: transmissão da psicanálise (Atual). Professor Visitante da Sociedade Contemporânea de Psicanálise (2011- Atual). Presidente do INSTITUTO CINTRA: Consultoria e capacitações (2012 - Atual).

José Clerton de Oliveira Martins, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Av. Washington Soares 1321, Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza CE Brasil.

Doutor em Psicologia (2001) pela Universitat de Barcelona(Catalunya/España). Pós-doutorado (CAPES 2005-2006) realizado na Universidad de Deusto (Pais Basco/España), no seu Instituto Multidisciplinar de Estudios de Ocio/Lazer (IEO), no Doutorado em Ocio/lazer e Desenvolvimento Humano.Professor Visitante/Catedrático do Programa de Doutorado em Estudos Culturais ( tema Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas) das Universidades do Minho e de Aveiro/Portugal, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (2012/2013). e também colaborador do Mestrado em Turismo da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente está vinculado ao Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade de Fortaleza/Brasil. Investiga sobre: Ócio/Lazer, Experiência de Ócio, Trabalho, Lazer, Temporalidade Social e Tempo Livre, interessando-se também pelas temáticas: Cultura das Organizações, Estudos Culturais, Contemporaneidade, Consumo, Cultura Popular e Folclore. Coordena o Grupo OTIUM/ Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre cadastrado CNPq, o GT. ANPEPP -Ócio, Tempo Livre e Trabalho e o Laboratório OTIUM de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre do PPGPsi/Unifor. É membro da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO, e da ANPEL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer - BRASIL. Colabora em programas de Graduação e Pós-Graduação no Brasil, Equador, México, Portugal e Espanha.

Referências

ALVES, Sara; MOREIRA, Carmem Félix & NOGUEIRA, Sónia. (2013). Relações sociais, estereótipos e envelhecimento. Revista de Gerontologia |Vol.1|Nº 1|.

ANDRADE, Márcia Andréa Rodrigues. (2011). Estigma e Velhice: ensaios sobre a manipulação da idade deteriorada. Revista Kairós Gerontologia, 14(1), ISSN 2176-901X, São Paulo: 79-97.

BAPTISTA, Maria Manoel Rocha Teixeira. Tempos de ser e ciclo vital: elaborações culturais contemporâneas. In: MARTINS, José Clerton de Oliveira. (Ed.). Seminário Ócio e Contemporaneidade: tempo social e envelhescência nas culturas contemporâneas, 6., 22 e 23 de agosto de 2013, Fortaleza. Fortaleza: Unifor, 2013. (Não publicado).

BERLINCK, Manoel Tosta. A envelhescência. Boletim de Novidades da Livraria Pulsional, São Paulo, ano 9, n. 91, p. 5-8, 1996.

______. Psicopatologia fundamental. São Paulo: Escuta, 2000.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. A maturidade e a velhice: um olhar antropológico. In: NERI, Anita Liberalesso. (Org.). Desenvolvimento e envelhecimento: perspectivas biológicas, sociológicas e psicológicas. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 113-139.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COIMBRA JR., Carlos Everaldo Alvares. Entre a liberdade e a dependência: reflexões sobre o fenômeno social do envelhecimento. In: ______. (Org.). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. p. 11-24.

MOREIRA, Virgínia.; NOGUEIRA, Fernanda Nícia Nunes. Do indesejável ao inevitável: a experiência vivida do estigma de envelhecer na contemporaneidade. Psicologia USP, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 59-79, jan./mar. 2008.

NERI, Anita Liberalesso. O fruto dá sementes: processos de amadurecimento e envelhecimento. In: ______. (Org.). Maturidade e velhice: trajetórias individuais e socioculturais. Campinas: Papirus, 2001. p. 11-52.

______. Palavras-chave em gerontologia. Campinas: Alínea, 2005.

NERI, Anita Liberalesso.; FREIRE, Sueli Aparecida. Qual a idade da velhice? In: ______. (Org.). E por falar em boa velhice. Campinas: Papirus, 2000. p. 7-19.

PRATA, Mário. Você é um envelhescente? "100 Crônicas", Cartaz Editorial/Jornal O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 13, 1997.

PRUMES, Cristiane Pasqua. Ser deficiente, ser envelhescente, ser desejante. 2007. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

RHODEN, Ieda Maria. (2013). Tempos e estéticas do envelhecer. In: MARTINS, José Clerton de Oliveira. (Ed.). Seminário Ócio e Contemporaneidade: tempo social e envelhescência nas culturas contemporâneas, 6., 22 e 23 de agosto de 2013, Fortaleza. Fortaleza: Unifor, 2013. (Não publicado).

SALIS, Viktor David. O tempo da envelhescência. In: MARTINS, José Clerton de Oliveira. (Ed.). Seminário Ócio e Contemporaneidade: tempo social e envelhescência nas culturas contemporâneas, 6., 22 e 23 de agosto de 2013, Fortaleza. Fortaleza: Unifor, 2013. (Não publicado).

SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v 25, n 4, p. 585-593, out./dez. 2008.

SOARES, Silvia Salles Godoy de Souza. Envelhescência: um fenômeno da modernidade à luz da psicanálise. São Paulo: Escuta, 2012.

TEIXEIRA, Ilka Nicéia D’Aquino Oliveira; NERI, Anita Liberalesso. Envelhecimento bem-sucedido: uma meta no curso da vida. Psicologia USP, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 81-94, jan./mar. 2008.

YUNES, Maria Angela Mattar; SZYMANSKI, Heloísa. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. In: TAVARES, José. (Org.). Resiliência e Educação. São Paulo: Cortez, 2001. p. 13-42.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Teixeira, S. M. de O., Marinho, F. X. S., Cintra Junior, D. de F., & Martins, J. C. de O. (2015). REFLEXÕES ACERCA DO ESTIGMA DO ENVELHECER NA CONTEMPORANEIDADE. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.45346

Edição

Seção

Artigos originais