RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA

Autores

  • Ângela Leusin Mattiazzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda Dal Piva Gresele Universidade Federal de Santa Maria
  • Tais Regina Hennig Universidade Federal de Santa Maria
  • Maristela Julio Costa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.43315

Palavras-chave:

Cognição, Perda auditiva, Idoso, Envelhecimento

Resumo

Objetivo: avaliar a função cognitiva de idosos com perda auditiva através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e analisar os resultados encontrados de acordo com o grau da perda auditiva, idade, gênero e escolaridade. Método: foram avaliados 70 idosos com perda auditiva neurossensorial ou mista bilateral, de ambos os gêneros, sem experiência com o uso de próteses auditivas. Realizaram-se os seguintes procedimentos: audiometria tonal liminar, limiar de reconhecimento de fala, índice percentual de reconhecimento de fala, imitanciometria e aplicação do MEEM. Resultados: 38 (54%) idosos atingiram o ponto de corte – grupo passa - e 32 (46%) – grupo falha, não alcançaram a pontuação mínima no MEEM. Não ocorreu correlação significante entre o grau da perda auditiva e os grupos passa e falha. O grau da perda auditiva apresentou correlação significante com os resultados obtidos na categoria de linguagem. Entre os grupos, houve diferença estatisticamente significante nas categorias de orientação temporal, espacial, cálculo e linguagem, mas não nas de registro e memória. Ainda observou-se diferença significante entre a pontuação total no MEEM e a idade, mas o gênero não influenciou nos resultados do MEEM. Houve diferença significante entre  o grau de escolaridade dos grupos passa/falha. Conclusão: o grau de perda auditiva mostrou correlação apenas com a categoria de linguagem. As categorias de registro e memória podem não ser suficientemente sensíveis para detectar qual idoso irá passar ou falhar no MEEM. Quanto maior a idade pior o desempenho geral no MEEM. O grau de escolaridade mostrou exercer influência no desempenho do MEEM.

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Biografia do Autor

Ângela Leusin Mattiazzi, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Amanda Dal Piva Gresele, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Tais Regina Hennig, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Maristela Julio Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga;Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil;

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

Leusin Mattiazzi, Ângela, Dal Piva Gresele, A., Hennig, T. R., & Julio Costa, M. (2016). RESULTADOS DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 21(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.43315

Edição

Seção

Artigos originais