COTIDIANO E ESTRESSE DE AVÓS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DE AVÓS DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO

Autores

  • Juliana Archiza Yamashiro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.43239

Palavras-chave:

Avós. Crianças com Deficiência. Estresse.

Resumo

O aumento da expectativa de vida e a diminuição da natalidade têm feito com que por um período de tempo mais longo as gerações possam interagir e se relacionar. Contudo, os efeitos dessa mudança contemporânea ainda têm sido alvo de poucos estudos. O objetivo do presente estudo foi identificar a experiência de avós de crianças com deficiência intelectual e de crianças com desenvolvimento típico acerca do cotidiano e das práticas de apoio exercidas no contexto familiar e sobre a percepção do estresse dentre as participantes do estudo. O estudo qualitativo e comparativo contou com a participação de doze avós de crianças com deficiência intelectual ou de
crianças com desenvolvimento típico. As avós foram separadas por dois grupos e responderam a uma entrevista semiestruturada e a um instrumento de avaliação de estresse. Os resultados apontaram que as avós são importante fonte de ajuda às famílias, conferindo diferentes tipos de auxílio. Além disso, de acordo com o relato das avós, estas se encontram estressadas independentemente da condição do neto, se com deficiência ou não. Reforça-se a necessidade de estudos futuros que possam ampliar a compreensão acerca do cotidiano de avós, mensurar o estresse e identificar as fontes de apoio social recebidas.

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Biografia do Autor

Juliana Archiza Yamashiro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Formada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos; Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar.

Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fez especialização em Terapia Ocupacional - Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua como Professor Associado da UFSCar e dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial. Orienta atualmente 5 mestrados e 5 doutorados.

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Publicado

2015-03-11

Como Citar

Yamashiro, J. A., & Matsukura, T. S. (2015). COTIDIANO E ESTRESSE DE AVÓS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DE AVÓS DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 20(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.43239

Edição

Seção

Artigos originais