INTERVENÇÃO EDUCATIVA NOS CUIDADOS DA DERMATITE DA FRALDA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Aline Teixeira Alves, Raquel Henriques Jácomo, Wellington Alves Epaminondas, Dayanne Soares Faria, Renata de Menezes Leite, Liana Barbaresco Gomide, Adriano Bueno Tavares

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar a efetividade da intervenção educativa na prevenção e tratamento da dermatite da fralda de idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo qualitativo longitudinal prospectivo a partir de uma amostra de 38 idosos.  O instrumento foi composto  por uma cartilha, entregue aos agentes de saúde, no qual apresentava medidas para minimizar os problemas da dermatite. Foi realizada uma avaliação clínica da dermatite da fralda antes e após a aplicação das medidas. Verificou-se que apenas 7 idosos com dermatite leve persistiram com o quadro. Vinte obtiveram a cura dos sintomas, representando assim 81,58% dos idosos. Houve também uma diminuição dos sintomas, na qual a descamação foi representada por 93,33% de melhora, a hiperemia por 77,41%, e o edema por 93,75%. Diante dos resultados deste estudo constatou-se que as medidas propostas foram adequadas e eficazes no tratamento da dermatite grau leve em idosos institucionalizados.


Palavras-chave


exantema, incontinência urinária, instituição de longa permanência, promoção da saúde

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Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2