O SUPERENDIVIDAMENTO NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jeanine Bender de Paula Faculdade São Francisco de Assis - Unifin
  • Lucas Graeff Centro Universitário La Salle - Unilasalle Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.40037

Palavras-chave:

superendividamento, Terceira Idade, direitos do consumidor

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso de superendividamento na Terceira Idade. Procura-se mostrar em que medida essa situação provoca mudanças profundas na organização da vida familiar e social de um indivíduo. Parte-se de uma rápida apresentação dos procedimentos de coleta e do quadro analítico-conceitual utilizado. Em seguida, realiza-se a análise dos dados. Ao final, discute-se por que, mesmo sendo possuidor de direitos fundamentais, nem sempre é possível para o idoso recorrer a eles a fim de antecipar ou de se resguardar nos princípios da boa-fé e do equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeanine Bender de Paula, Faculdade São Francisco de Assis - Unifin

Docente na disciplina de Direito do Consumidor na UNIFIN. Ministrou em abril de 2012 o Curso Prático em Direito do Consumidor e do Fornecedor, na Prioritá Prática Forense. Mestre em Memória Social e Bens Culturais, pelo Unilasalle (2012), graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), com Especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2002) e Especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Advogada, sob o nº 55.490 OAB/RS.

Lucas Graeff, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Etnologia e Sociologia Comparada - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professor pesquisador do Centro Universitário La Salle. É líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade e coordena o Observatório Cultural Unilasalle. É membro da Rede IPOPsAgeS, vinculada ao Institut National d Études Demographiques (INED-França). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Psicologia Social, com ênfase em Memória social e bens culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: memória social, antropologia urbana, patrimônio cultural, envelhecimento e acessibilidade.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Caderno de Pesquisas da FCC, Rio de Janeiro, n. 49, 1984, p. 51-54.

BARROS, Myriam Moraes Lins de (org.). Velhice ou terceira idade?. Rio de Janeiro: FGV Editora, 1998.

BAUMAN, Zigmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. (2006). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

BECK, Ulrich. A sociedade do risco. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

BERTONCELLO, Káren Rick Danilevicz. Banco de dados e superendividamento do consumidor: cooperação, cuidado e informação. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo: RT, n. 50, 2004.

___________________; LIMA, Clarissa Costa de. Projeto piloto Tratamento das situações de superendividamento do consumidor. Resumo de projeto de pesquisa. Porto Alegre: Prêmio Innovare, 2008. Disponível em: http://www.premioinnovare.com.br/praticas/projeto-piloto-tratamento-das-situacoes-de-superendividamento-do-consumidor-2555/print/

BOBBIO, Norberto. Era Dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Elsevier Brasil, 2004.

BUAES, Caroline. Sobre a construção de conhecimentos: uma experiência de educação financeira com mulheres idosas em um contexto popular. Tese de doutorado em Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DEBERT, Guita Grin. A invenção da terceira idade e a rearticulação de formas de consumo e demandas políticas. Revista Brasileira de Ciências Sociais , 12 (34), 1997, pp. 39-56.

____________. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: EDUSP, 1999.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura global. Petrópilis/RJ: Vozes, 1990.

FEATHERSTONE, Mike. O curso da vida: corpo, cultura e o imaginário no processo de envelhecimento. IN: DEBERT, Guita Grin (org.). Textos didáticos: Antropologia e Velhice. IFCH/Unicamp n 13. Março 1994. p. 49-71

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GOFFMAN, Ervin. Estigma. Tradução de Mathias Lambert. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GRAEFF, Lucas. Representações Sociais da Aposentadoria. Textos sobre Envelhecimento , 4 (7), 2002, pp. 19-34.

GUILLEMARD, Anne-Marie. Le déclin du social. Paris: P.U.F., 1986.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento. Tradução Luís Repa. Lisboa: Editora 34, 2003.

_______________. La société du mépris. Tradução de Olivier Voirol, Pierre Rusch e Alexandre Dupeyrix. Paris: Editions La Découverte, 2008.

LASLETT, Peter. The emergence of the third age. Aging and Society, v. 7, n. 2, 1987, pp. 133-160.

LENOIR, Remi. Objeto sociológico e problema social. IN: CHAMPAGNE, Patrick; LENOIR, Remi; MERILLIÉ, Dominique; PINTO, Louis. Iniciação à prática sociológica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 59-106.

MARQUES, Claudia Lima. Sugestões para uma lei sobre o tratamento do superendividamento de pessoas físicas em contratos de crédito ao consumo: proposições com base em pesquisa empírica de 100 casos no Rio Grande do Sul. In: ______________; CAVALLAZZI, Rosângela Lunardelli (orgs). Direitos do Consumidor Endividado: Superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 255-309.

PAULA, Janine Bender. Consumo: um ponto de vista cultural visando uma educação para o consumo consciente na Terceira Idade. Dissertação de mestrado. Canoas/RS: Centro Universitário La Salle, 2012.

PEIXOTO, Clarice. Envelhecimento e imagem: as fronteiras entre Paris e Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, 2000.

PEZZELLA, Maria Cristina Cerese. A Eficácia Jurídica na Defesa do Consumidor: o poder do jogo na publicidade: um estudo de caso. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

TURNER, Victor. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York:: PAJ Publications, 1982.

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: Notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Paula, J. B. de, & Graeff, L. (2014). O SUPERENDIVIDAMENTO NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO DE CASO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 19(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.40037

Edição

Seção

Artigos originais