ESTUDO PRELIMINAR DO ELDER MEMORY TEST E RELAÇÃO COM NÍVEL DE ESCOLARIDADE

Autores

  • José Maria Montiel Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacional na UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco
  • Daniel Bartholomeu Centro Universitário Salesiano de Americana.
  • Juliana F Cecato Faculdade de Medicina de Jundiai
  • Luana Luz Bartholomeu Anhanguera Educacional
  • José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiai

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.38999

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica, Geriatria, Aprendizagem, Demência

Resumo

Este estudo tem como objetivos desenvolver uma prova para avaliação dos componentes da memória, denominado Elder Memor y Test, e posteriormente buscar evidências de validade para este instrumento de avaliação da memória, correlacionando o desempenho do teste de memória com as variáveis Escolaridade e Idade. Foram participantes uma amostra composta por 102 indivíduos com média de idade de 67 a 89, sendo que 73,5% corresponde ao sexo feminino. Foi utilizado neste estudo um instrumento de avaliação para Memória, denominado Elder memory Test, que inclui os principais componentes de memória. Os resultados apontaram que os idosos apresentam diferentes médias em relação à escolaridade e idade, corroborando os estudos com esta população.

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Biografia do Autor

José Maria Montiel, Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacional na UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco

Psicólogo, Especialista em Diagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) - Unisal - Americana. Pesquisador Colaborador do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Saúde Mental e Personalidade (LabSAMP) - Universidade Federal de Góias - UFG - Faculdade de Educação. Atualmente é Professor com dedicação integral e exclusiva do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacional na UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Daniel Bartholomeu, Centro Universitário Salesiano de Americana.

Psicólogo,Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pelaUniversidade São Francisco. É colaborador do Laboratório de Pesquisa emPsicologia do Esporte (Lepespe) e coordenador do Laboratório dePsicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPeNC). Atualmente leciona noCentro Universitário Salesiano de Americana.

Juliana F Cecato, Faculdade de Medicina de Jundiai

Psicóloga, Bióloga pela Universidade São Francisco. Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, e Pós Graduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional

Luana Luz Bartholomeu, Anhanguera Educacional

Psicóloga, e Pós Graduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional

José Eduardo Martinelli, Faculdade de Medicina de Jundiai

Graduação em Medicina pelaFaculdade de Medicina de Jundiaí. Mestre e Doutor pela Universidade Estadual deCampinas.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

Montiel, J. M., Bartholomeu, D., Cecato, J. F., Bartholomeu, L. L., & Martinelli, J. E. (2014). ESTUDO PRELIMINAR DO ELDER MEMORY TEST E RELAÇÃO COM NÍVEL DE ESCOLARIDADE. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 19(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.38999

Edição

Seção

Artigos originais