ESTUDO PRELIMINAR DO ELDER MEMORY TEST E RELAÇÃO COM NÍVEL DE ESCOLARIDADE

José Maria Montiel, Daniel Bartholomeu, Juliana F Cecato, Luana Luz Bartholomeu, José Eduardo Martinelli

Resumo


Este estudo tem como objetivos desenvolver uma prova para avaliação dos componentes da memória, denominado Elder Memor y Test, e posteriormente buscar evidências de validade para este instrumento de avaliação da memória, correlacionando o desempenho do teste de memória com as variáveis Escolaridade e Idade. Foram participantes uma amostra composta por 102 indivíduos com média de idade de 67 a 89, sendo que 73,5% corresponde ao sexo feminino. Foi utilizado neste estudo um instrumento de avaliação para Memória, denominado Elder memory Test, que inclui os principais componentes de memória. Os resultados apontaram que os idosos apresentam diferentes médias em relação à escolaridade e idade, corroborando os estudos com esta população.


Palavras-chave


Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica; Geriatria, Aprendizagem; Demência

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Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2