OLHARES DA CRIATIVIDADE SOBRE A VIDA DE CORA CORALINA

Fabiola Ribeiro de Souza

Resumo


Esse artigo, do tipo estudo biográfico, pretende divulgar algumas teorias sobre a criatividade, reunindo contribuições de autores no assunto, exemplificadas por relatos da vida da escritora Cora Coralina. Também objetiva chamar a atenção do leitor para a necessidade e a possibilidade de desenvolvimento da própria criatividade, ao longo da vida, visto que, segundo os estudos apresentados, é um potencial possível a todos. Deste modo é de expectativa da autora do artigo que os leitores possam se identificar com eventos da vida de Cora, bem como com as teorias apresentadas para compreender que mesmo as dificuldades e dores comuns à vida humana podem despertar e alimentar a criatividade. Também reforçar a importância do exercício da criatividade desde o inicio da vida até a longevidade, em especial quando exercida como algo prazeroso e com sentido para o crescimento do indivíduo como um todo, abrangendo aspectos intra e extra-pessoais.


Palavras-chave


Criatividade. Desenvolvimento. Cora Coralina. Longevidade

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, E.S.; FLEITH, D. S. Criatividade: Múltiplas Perspectivas. 3ªEd. Brasília: UNB, 2003. 219p.

AMABILE, T. M. Como não matar a criatividade. HSM Management. Harvard, v. 12, jan./fev. 1999.

BARROS, F.A; BÚRIGO, S. Oficinas Pedagógicas no exercício da criatividade e educação permanente na velhice. Rev. Estudos Interdisciplinares do Envelhecimento. Porto Alegre, v. 7 p. 117-134, 2005.

MARTINS, A.; ALENCAR, E.S. Características desejáveis em professores de alunos com altas habilidades/superdotação. Rev. Educ. Espec. Santa Maria, v. 24, n. 39, p. 31-46, 2011.

NAKAMURA, J.;CSIKSZENTMIHALYI. Creativity in Later Life. Oxford Press, USA, 2003.

TAHAN, Vivência. Cora Coragem Cora Poesia. 2. Ed. São Paulo: Global, 1989. 166p.




Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. ISSN: 1517-2473 (impresso) e 2316-2171 (eletrônico)
Qualis Capes 2016, área interdisciplinar: B2