PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO E FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Autores

  • Lucas Lima Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Tais Cristina Cochito
  • Flaviana Caires
  • Laís Passos Marcondes
  • Paulo César Saad

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.27641

Palavras-chave:

Idoso, Instituição de Longa Permanência, Avaliação Funcional

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sóciodemográfico e funcional de idosos que residem em instituições de longa permanência. Participaram 333 idosos de ambos os sexos, residentes em cinco instituições privadas e quatro municipais da cidade de São José do Rio Preto, SP. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário contendo dados sóciodemográficos e a capacidade funcional avaliada pelo Índice de Barthel (IB). A média de idade foi de 78,6 ± 9,2 anos, a maioria do sexo feminino (64%), com tempo de institucionalização de cinco anos em média; 78% brancos, 36% com ensino fundamental incompleto, os solteiros e viúvos corresponderam a 40%.  Quanto ao estado de saúde, 85% possuem doenças crônicas, sendo a hipertensão arterial sistêmica a mais prevalente (28%), e 44% apresentaram mais de uma patologia associada. A avaliação funcional pelo IB mostrou que 44% apresentaram dependência total. O perfil dos idosos institucionalizados analisados caracteriza um predomínio do sexo feminino, solteiras e viúvas, com presença de patologias crônicas associadas ao envelhecimento e um grau moderado de dependência total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Lima Ferreira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fisioterapeuta Especialista em Aprimoramento Profissional em Fisioterapia Hospitalar pela FAMERP, Especialista em Fisioterapia Clínica pela UNIRP, mestrando em Fisioterapia pela UNESP campus Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2012-12-09

Como Citar

Ferreira, L. L., Cochito, T. C., Caires, F., Marcondes, L. P., & Saad, P. C. (2012). PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO E FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 17(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.27641

Edição

Seção

Artigos originais