TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES

Autores

  • Vicente de Paula Faleiros Universidade Católica de Brasília Universidade de Brasília
  • Simone Fontenelle da Silva Secretaria de Educação e Faculdade Suldamérica

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.26400

Palavras-chave:

Idosos, habitus, aposentadoria, lazer, trabalho.

Resumo

Introdução.Este estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar em Palmas-TO,  as expressões de idosos beneficiários de aposentadoria ou beneficio assistencial e frequentadores de bares sobre a relação entre trabalho, aposentadoria e lazer. A fundamentação da pesquisa busca a compreensão da articulação entre continuidade, ruptura e habitus nas trajetórias de vida dos idosos e sua relação com o trabalho, a sociedade, a família e a cultura, levando em conta as teorias sociológicas do envelhecimento e as teorias do habitus de Pierre Bourdieu.  Metodologia. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de entrevista estruturada aplicada a seis idosos  do sexo masculino com idades de 65 a 73 anos, selecionados por amostragem de conveniência. Resultados e análise.  Os dados trazem o perfil dos idosos com baixa escolaridade e renda e diversidade de convivência familiar. As expressões da relação entre aposentadoria, trabalho e lazer apontam para uma visão da frequência a bares como uma diversão e uma relação de trocas sociais que mudou muito após aposentadoria para uma parte dos idosos e não mudou para outra, não havendo contradição com o mundo do trabalho e nem com a família.  Os habitus dos idosos têm continuidade, mas a aposentadoria configura novas relações com amigos e com netos, no tempo livre. Poucas sugestões foram apresentadas para lazer no contexto da cidade. Este está relacionado com a indústria capitalista  do entretenimento, mas deve ser objeto de políticas públicas.

Palavras-chave: Idosos;habitus; aposentadoria; lazer; trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente de Paula Faleiros, Universidade Católica de Brasília Universidade de Brasília

Assistente social, PhD em sociologia, pós-doutor, professor emérito da Universidade de Brasília, autor e poeta.

Simone Fontenelle da Silva, Secretaria de Educação e Faculdade Suldamérica

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2006) e mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (2011). Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Palmas - TO e professora da Faculdade Suldamerica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, aposentadoria, lazer de idosos em palmas, envelhecimento humano, educação cidadã, didática e prática de ensino e idosos. aposentadoria.lazer.políticas públicas.

Downloads

Publicado

2012-12-09

Como Citar

Faleiros, V. de P., & Silva, S. F. da. (2012). TRABALHO, APOSENTADORIA E LAZER COMO HABITUS SEGUNDO IDOSOS QUE FREQUENTAM BARES. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 17(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.26400

Edição

Seção

Artigos originais