O IMPACTO CAUSADO PELO LONGO PROCESSO DE MORTE NA FAMÍLIA DO IDOSO ACOMETIDO PELA DOENÇA DE ALZHEIMER.

Autores

  • Daylene Keyla Silva Faculdade Adventista Paranaense
  • Noely Cibeli Santos Faculdade Adventista Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.18691

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Família, Morte

Resumo

Devido ao envelhecimento populacional, a Doença de Alzheimer vem surgindo como um problema  causando grande impacto na família. O objetivo do estudo foi compreender a opinião do familiar de idosos com Alzheimer sobre o longo processo de morte. Foi utilizada a abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através de entrevistas semi-estruturadas, a quatro familiares cuidadores de portadores da doença de Alzheimer. Para a análise dos dados utilizou-se o referencial de análise de conteúdo de Bardin. E aos resultados revelam-se três unidades temáticas: Dificuldades para o cuidar que identificou dificuldades na prática, dentro da família, com o próprio eu, e na primeira perda;  Momentos da experiência que identificou as mudanças na vida, as vivências da ausência, a grande confusão de sentimentos e a aproximação do fim; O longo adeus que identificou a despedida de quem se ama e a despedida do corpo de quem ama. Por tanto se pode observar o impacto que o longo processo de morte causa no familiar considerando-se então que devido a enfermagem ter como princípio a humanização, deve cuidar não apenas do doente mas também do familiar, buscando assim aliviar o sofrimento vivenciado por essas pessoas nessa fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daylene Keyla Silva, Faculdade Adventista Paranaense

Enfermeira da Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação e Assistência Social.

Noely Cibeli Santos, Faculdade Adventista Paranaense

Enfermeira Especialista, Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto pela USP. Professora da Faculdade Adventista Paranaense.

Downloads

Publicado

2012-12-09

Como Citar

Silva, D. K., & Santos, N. C. (2012). O IMPACTO CAUSADO PELO LONGO PROCESSO DE MORTE NA FAMÍLIA DO IDOSO ACOMETIDO PELA DOENÇA DE ALZHEIMER. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 17(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.18691

Edição

Seção

Artigos originais