VELHICE E CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES PSICOSSOCIAIS SOBRE O APRENDIZADO DE INFORMÁTICA EM UM GRUPO DE IDOSOS

Autores

  • Eduardo Pontin de Medeiros UNISINOS
  • Suzana Hübner Wolff UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.17922

Palavras-chave:

Envelhecimento Humano, Informática, Autonomia, Aprendizado, Grupo

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre o significado do aprendizado da informática para um grupo de idosos participantes de um programa social de uma universidade, situada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por meio de entrevistas, análise de conteúdo e com o auxilio de um referencial teórico de abordagem biopsicossocial, observamos que o curso representa principalmente a necessidade de exercitar a autonomia pessoal, com o uso do computador. Refletimos ainda que o fato de o idoso estar em grupo, nesse processo de aprendizagem, contribui, segundo eles, para a compreensão e aceitação do processo de envelhecimento humano.

palavras-chave

Envelhecimento Humano. Informática. Autonomia. Aprendizado. Grupo.

 

abstract

This article intends to reflect on the learning of informatics among a group of elderly participants in a university located in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Through content analysis of interviews and with the help of a biopsychosocial reference, we note that the main reason for these seniors pursuing this course was due to the need for autonomy in the computer and how being in a group contributes to the understanding and acceptance  the procedures of human aging.

keywords

Aging. Informatics. Autonomy. Learning. Group.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Pontin de Medeiros, UNISINOS

Graduado em Psicologia pela UNISINOS.

 

Suzana Hübner Wolff, UNISINOS

Graduada em Educação Física, Doutora em Ciências do Movimento Humano, Professora da UNISINOS, Coordenadora do PRÓ-MAIOR e participante do GREG.

Downloads

Publicado

2011-04-25

Como Citar

Pontin de Medeiros, E., & Hübner Wolff, S. (2011). VELHICE E CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES PSICOSSOCIAIS SOBRE O APRENDIZADO DE INFORMÁTICA EM UM GRUPO DE IDOSOS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 16(esp). https://doi.org/10.22456/2316-2171.17922

Edição

Seção

Artigos originais