CÍRCULO DE LEITURA: RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Verônica Bohm Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha
  • Marli Cristina Tasca Marangoni Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.16567

Palavras-chave:

circulo de leitura, velhice, experiências, intersubjetividade.

Resumo

Envelhecer não é mais sinônimo de estagnação e de falta de perspectivas, pois, na atualidade, entende-se que o sujeito continua aprendendo e formando-se, ao longo de toda a vida. O presente texto relata a experiência de um círculo de leitura voltado a pessoas em idade madura, embasando-se em estudos de Yunes (1999), Vargas (1997), Zilberman (2001), Iser (1996) e Bobbio (1997), para investigar a leitura como possibilidade de ressignificar a realidade externa e interna. Ler em círculo revela-se um exercício solidário e intersubjetivo de renovação da prática de leitura, que propõe aos interlocutores, novos encontros e diálogos.

READING CIRCLE: REFRAMING EXPERIENCES

abstract

To grow old is no longer synonymous of stagnation and lack of prospects, because, nowadays, it is understood that the subject keeps on learning and forming, throughout life. This article reports the experience of a reading circle designated to people in middle age, basing on studies made by Yunes (1999), Vargas (1997), Zilberman (2001), Iser (1996) and Bobbio (1997), to investigate the reading as a possibility of reframe the internal and external reality. Reading in circle becomes a solidarity and intersubjective exercise of renewal of the practice of reading, which proposes to the partners, new meetings and dialogues.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Bohm, Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Coordenadora do Prolonge (CESF) e docente da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

Marli Cristina Tasca Marangoni, Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Mestre em Letras e Cultura Regional (UCS). Docente do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF) e mediadora do Círculo de Leitura Prolonge

Downloads

Publicado

2011-01-04

Como Citar

Bohm, V., & Marangoni, M. C. T. (2011). CÍRCULO DE LEITURA: RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 16(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.16567

Edição

Seção

Espaço Aberto