ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Márcia Pontes Mendonça
  • Carolina Elisabeth Squassoni
  • Karina Piccin Zanni Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.11437

Palavras-chave:

envelhecimento, modelo de atuação, educação em saúde, grupos, idosos.

Resumo

Este estudo descreve o trabalho realizado por um eixo temático do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, da área de geronto-geriatria, junto a um grupo de pessoas em processo de envelhecimento, dentro da perspectiva da Educação em Saúde. A proposta de trabalho grupal consistiu na abordagem de temáticas ligadas ao processo de envelhecimento englobando atividades desenvolvidas para estimular a coordenação motora e o equilíbrio, a manutenção da capacidade funcional, o autoconhecimento, a interação social e as funções cognitivas. Os resultados foram analisados por meio das falas dos participantes nas produções do grupo e das impressões captadas através de observação participante. Conclui-se que o modelo de Educação em Saúde foi promotor de mudanças e permitiu aos participantes a vivência e descoberta de suas capacidades frente ao processo de envelhecimento, promovendo a abertura a novos interesses e habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Piccin Zanni, Universidade Federal de São Carlos

possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2008). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e Professora Substituta do Departamento de Terapia Ocupacional.

Downloads

Publicado

2010-02-10

Como Citar

Mendonça, M. P., Squassoni, C. E., & Zanni, K. P. (2010). ENVELHECER E APRENDER: UM MODELO DE ATUAÇÃO COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 15(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.11437

Edição

Seção

Artigos originais