Uma investigação sobre a adoção da modularidade no projeto de novos produtos e na produção em uma montadora automotiva

Paulo Augusto Cauchick Miguel, Olavo Cabral Netto, Sandra Morioka

Resumo


As mudanças constantes no mercado exigem das empresas constante evolução no desenvolvimento de novos produtos. Uma das práticas empregadas é a adoção do projeto modular para desenvolver novos produtos e/ou o uso da modularidade na produção. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise dessas práticas em uma montadora de veículos. São investigadas a compreensão do conceito de modularidade pelas áreas funcionais de engenharia do produto e produção e a identificação de práticas adotadas pela empresa. Quanto aos métodos utilizados, estes consideram primeiramente uma revisão da literatura, seguida de uma pesquisa de campo utilizando como fontes de evidência na coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A partir dos resultados, pode-se concluir que os conceitos associados à modularidade são diferenciados entre as áreas de desenvolvimento de novos produtos e produção, principalmente no que se refere à compreensão do que se constituí um módulo.

Palavras-chave


Modularidade, indústria automotiva, desenvolvimento de produto

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.9497