Confiabilidade em Questionários para Qualidade: Um Estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach

Autores

  • Henrique Rego Monteiro da Hora ISECENSA
  • Gina Torres Rego Monteiro Fundação Oswaldo Cruz
  • José Arica Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.9321

Palavras-chave:

alfa de Cronbach, confiabilidade, qualidade em serviço

Resumo

O setor de serviços ocupa na sociedade atual um papel de destaque em relação ao setor industrial, uma vez que os produtos industrializados tendem a possuir uma qualidade intrínseca semelhante, tornando o serviço oferecido junto com este produto um importante diferencial competitivo. O setor de serviço também se destaca em empresas que oferecem a sociedade serviços puros, ou seja, não agregados a nenhum outro produto. Dada a importância deste setor, é preciso avaliar se a qualidade dos serviços ofertados esta de acordo com as expectativas dos clientes. Este trabalho faz uma análise de confiabilidade de questionários para avaliar a qualidade de serviços em geral, por meio de um experimento realizado em um estudo de caso. Os resultados são significativos e levam a conclusão que o coeficiente utilizado deve ser mais difundido pela literatura nacional.

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Biografia do Autor

Henrique Rego Monteiro da Hora, ISECENSA

Depto. de Produção e Sistemas Instituto Superior de Educação do CENSA

Gina Torres Rego Monteiro, Fundação Oswaldo Cruz

Dept. de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde

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Publicado

2010-06-24

Edição

Seção

Artigos