UM ESTUDO UTILIZANDO VALUE STREAM MAPPING PARA IDENTIFICAR DESPERDÍCIOS BASEADO NOS MODELOS LEAN E GREEN EM UM CENTRO AUTOMOTIVO

Brunno José Fagundes, Jones Luís Schaefer, Jaqueline de Moraes, Mónica Lorena Tobón Clavijo, Elpidio Oscar Benitez Nara, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


Os centros automotivos são empresas de serviços responsáveis por manutenções preventivas básicas em veículos automotores. Enquadradas como micro ou pequenas empresas suas características gerenciais são influenciadas fortemente pelos proprietários, tornando difícil a passagem de uma estrutura administrativa vertical para horizontal, característica da visão baseada em processos. Este artigo objetiva utilizar o Value Stream Mapping (VSM) para identificar desperdícios de ordem Lean e Green nos principais processos de um centro automotivo. Este estudo de caso se baseia em informações coletadas através de entrevistas com os gestores e observação dos processos analisados. Aplicar o VSM a uma empresa de pequeno porte de serviços automotivos é relevante pela originalidade em aliar uma técnica de detalhamento de processos para obter oportunidades de melhorias Lean e Green. Os resultados obtidos foram sugestões de melhorias relativas a movimentação, estoque, tempo e energia, podendo ser diminuídos os tempos de realização das atividades, economizados recursos e diminuídos custos.

Palavras-chave


Lean; Green; Value Stream Mapping

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.85497