Um estudo de caso em uma empresa financeira que recebeu o PNQ por três vezes

Autores

  • Paulo Augusto Cauchick Miguel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.7358

Palavras-chave:

prêmio nacional da qualidade, gestão da qualidade, excelência em desempenho

Resumo

Nas últimas décadas, os modelos de excelência em gestão têm demonstrado ser uma opção relevante rumo a excelência no desempenho organizacional. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é demonstrar um estudo preliminar em uma empresa de origem brasileira, que destacou-se por ser a primeira e única empresa no mundo a conquistar pela terceira vez o Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ. O trabalho adota como abordagem metodológica o estudo de caso, por tratar-se de um caso revelador. A empresa em estudo é uma das maiores empresas do mundo em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, presente em todas as capitais e principais cidades do país. O artigo sumariza o enfoque adotado pela empresa em cada critério do PNQ e destaca algumas práticas de gestão relevantes, principalmente aquelas associadas a conscientização de seus colaboradores, disseminação da cultura de excelência e práticas relacionadas ao sistema de informação, elemento importante face a natureza da organização estudada. O trabalho concluí que estas práticas contribuíram com os resultados da empresa mas uma investigação mais aprofundada deve ser conduzida.

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Cauchick Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

ofessor associado do departamento de eng. de produção da Escola Politécnica da USP atuando nas área de gestão da qualidade e desenvolvimento de produto.

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Publicado

2013-07-24

Edição

Seção

Artigos