Desdobramento da função qualidade para análise de desempenho de uma empresa de construção civil com o uso de lógica fuzzy

Fernanda Zinn Iserhard, Joici Paloma Genro, Rejane Frozza, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


No setor da construção civil é recorrente o número de retrabalhos devido a falta de comunicação entre empresa e cliente, portanto este trabalho apresenta uma análise do desempenho de uma empresa do setor em um condomínio residencial e propõe melhorias para atender os requisitos do cliente. A voz do cliente foi captada através de questionários e analisada pela matriz da qualidade e com uso do software livre Infuzzy. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 20% dos clientes e analisou a perspectiva da empresa de quais requisitos considerava mais valorizados pelos clientes. Entre os três requisitos mais importantes citados pela empresa são acabamento interno, sistema de segurança e estacionamento. Foi possível criar uma metodologia que pode ser empregada na avaliação de requisitos em condomínios residenciais, sistematizando o processo de desenvolvimento, melhorando a habilidade de planejamento, atendendo aos requisitos dos clientes e entregando o produto com a qualidade planejada.

Palavras-chave


Desdobramento da função qualidade, voz do consumidor, análise de performance.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.72977