Análise comparativa de três centros de desenvolvimento de produtos do setor automobilístico – A maturidade em gestão de projetos

Marly Monteiro Carvalho, André Segismundo

Resumo


Em tempos de crescentes competição e globalização, o sucesso dos projetos se tornou ainda mais vital para a performance dos negócios, no entanto, estudos revelam que muitas empresas e setores ainda apresentam um nível básico em maturidade de gerenciamento de projetos. Neste cenário, o presente estudo pretende investigar a maturidade do gerenciamento de projetos no contexto do setor automobilístico. Foi feito um estudo exploratório em três diferentes unidades de negócio deste setor: Caminhões, Ônibus e Trem de Força. O assessment nível dois do PMMM foi aplicado à diretoria, média e baixa gerência de desenvolvimento de produtos de cada unidade, com um nível médio de resposta de 65%. Como principais resultados, pode-se mencionar que as três unidades não atingiram a maturidade em gestão de projetos. Também se concluiu que não há diferença significativa entre as unidades Caminhões e Ônibus, as quais apresentaram vantagem com relação à unidade Trem de Força.

Palavras-chave


maturidade; gerenciamento de projetos; setor automobilístico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.6516