Avaliação de desempenho do processo de terceirização da logística de distribuição: um estudo de caso

Anderson Ramalho, Carlos Alberto Diehl, Marcos Antônio de Souza, Rosane de Fátima Andrioli

Resumo


A logística deixou de ser atividade acessória nas organizações e passou a ser vista como agregadora de valor. O aumento das exigências dos clientes impôs novos requisitos às atividades logísticas, em termos de qualidade, velocidade e custos. A terceirização nessa área tem sido realizada com o objetivo de reduzir custos, aumentar o desempenho e evitar ou postergar necessidades de investimento. O objetivo desse artigo é avaliar o processo de terceirização logística em empresa produtora de componentes para calçados, moveis, papeis e embalagens e automóveis. Para isso, foi usado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Os principais resultados apontam que o processo foi realizado se considerando critérios econômicos, financeiros e operacionais. Houve redução de custos de frete de 1,5% para 1,2% da receita. A contratada tem evidenciado descontentamento com a redução do nível contratual de atividade.

Palavras-chave


Logística. Terceirização (externalização). Redução de custos

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.6485