Lean Office: Uma aplicação no Departamento de Marketing de uma instituição financeira

Artur Yuiti Ishizaka, Luisa Sousa Dinis, Natália Lumi Watanabe, Saulo Rocha Sales, Juliana Keiko Sagawa

Resumo


O presente artigo trata de uma breve apresentação teórica e de uma aplicação da metodologia Lean Office (seus conceitos e ferramentas) feita em uma operação do departamento de Marketing de uma instituição do setor financeiro sediada no Brasil, tendo como principais objetivos a eliminação das atividades que não agregavam valor ao produto final e a redução de lead-time do processo. Para isso, foram apresentados mapas de fluxo de valor do estado atual e futuro para uma das famílias de produtos, ressaltando as adaptações necessárias para a melhoria. Com a aplicação dessa metodologia e desses conceitos, percebeu-se uma redução do lead-time total de 31 dias aproximadamente para 21 dias, o que representa uma redução de aproximadamente 32% do lead-time da operação.

Palavras-chave


Lean Office; mapa de fluxo de valor; instituição financeira

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.62901