Desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta informatizada para medição de desempenho e melhoria contínua

Autores

  • Rafael Henrique Palma Lima Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)
  • Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.5104

Palavras-chave:

Gestão de desempenho, Balanced scorecard, Sistemas de apoio à decisão

Resumo

Se realizada de forma apropriada, a gestão do desempenho pode ser um diferencial para as empresas, fazendo com que elas obtenham resultados semelhantes ou até melhores que seus concorrentes e consigam sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. Com base neste raciocínio, este trabalho é uma tentativa de aproximar a teoria e a prática no que se refere à gestão do desempenho. Neste artigo é proposto um software e um método para construção de sistemas de medição de desempenho para a cidade de Sertãozinho/SP, que é um importante pólo industrial ligado ao setor sucrolacooleiro. O método e o software foram aplicados em empresas da região para verificar seu funcionamento. Com base nestas aplicações, pôde-se concluir que o método é eficiente na seleção de indicadores de desempenho. Já o software pode ser visto como uma boa maneira para comunicar os resultados do desempenho e favorece a melhoria contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Palma Lima, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

Graduado em Ciência da Computação em 2004 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente cursa o último semestre do curso de Mestrado em Engenharia de Produção da Escolha de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Suas pesquisas são ligadas à gestão do desempenho, qualidade e sistemas de informação.

Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

Doutor em Engenharia pela Universidade de Warwick, na Inglaterra. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Suas áreas de pesquisa estão ligadas à gestão do desempenho, gerenciamento da melhoria e controle da qualidade.

Downloads

Publicado

2010-06-24

Edição

Seção

Artigos