A Relação entre Sucesso de Novos Produtos, Orientação para o Mercado e Performance Empresarial

Cláudio Hoffmann Sampaio, Marcelo Gattermann Perin, Gabriela Cardozo Ferreira

Resumo


Apesar da consolidação teórica do tema orientação para mercado e sua influência no desempenho organizacional, uma série de estudos vem demonstrando que há limites na sua capacidade para impactar diretamente algumas facetas da performance organizacional, sugerindo a existência de variáveis mediadoras nesta relação, entre elas a inovação. Nesta linha, este artigo objetivou avaliar a relação da orientação para mercado com a performance empresarial, sob a mediação do nível de sucesso de novos produtos. Para tanto, um modelo teórico desenvolvido foi testado pela aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, em um estudo que envolveu empresas de diversos setores econômicos do Brasil. Os resultados apontam para um impacto indireto da orientação para mercado sobre a participação de mercado, mediada pelo sucesso de novos produtos. Também foi registrado o impacto indireto do sucesso de novos produtos sobre a lucratividade, tendo como variável mediadora a participação de mercado.

Palavras-chave


sucesso de novos produtos; orientação para mercado; performance organizacional

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.4309