A Relação entre Sucesso de Novos Produtos, Orientação para o Mercado e Performance Empresarial

Autores

  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcelo Gattermann Perin PUCRS
  • Gabriela Cardozo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.4309

Palavras-chave:

sucesso de novos produtos, orientação para mercado, performance organizacional

Resumo

Apesar da consolidação teórica do tema orientação para mercado e sua influência no desempenho organizacional, uma série de estudos vem demonstrando que há limites na sua capacidade para impactar diretamente algumas facetas da performance organizacional, sugerindo a existência de variáveis mediadoras nesta relação, entre elas a inovação. Nesta linha, este artigo objetivou avaliar a relação da orientação para mercado com a performance empresarial, sob a mediação do nível de sucesso de novos produtos. Para tanto, um modelo teórico desenvolvido foi testado pela aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, em um estudo que envolveu empresas de diversos setores econômicos do Brasil. Os resultados apontam para um impacto indireto da orientação para mercado sobre a participação de mercado, mediada pelo sucesso de novos produtos. Também foi registrado o impacto indireto do sucesso de novos produtos sobre a lucratividade, tendo como variável mediadora a participação de mercado.

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Biografia do Autor

Cláudio Hoffmann Sampaio, PUCRS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Atualmente é professor adjunto TI 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando no Mestrado em Administração e Negócios (MAN) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: comportamento do consumidor, inovação, orientação para o mercado, lealdade, performance empresarial. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, consultor ad hoc de agências de fomento, revisor dos principais congressos e revistas de administração.

Marcelo Gattermann Perin, PUCRS

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), especialização em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Mestrado em Administração e Negócios (MAN - PUCRS). Faz parte do conselho editorial das revistas RIMAR e Análise (PUCRS). É avaliador de artigos submetidos para as revistas RAC (ANPAD), RAE (FGV), RCA (UFSC), REAd (UFRGS) e Base (Unisinos). Membro dos Comitês Científicos da área de Administração da FAPERGS e da CAPES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação para mercado, marketing estratégico, comportamento do consumidor, performance e aprendizagem organizacional.

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Publicado

2008-10-28

Edição

Seção

Artigos