A Gestão do Conhecimento e o desenvolvimento criativo de novos produtos: análise de um projeto selecionado pelo Prêmio FINEP de Inovação

Sergio Luis da Silva

Resumo


A inovação tecnológica nas empresas requer, dentre outras capacitações, uma significativa competência na forma
com que o processo de Desenvolvimento de Produtos (DP) é realizado, o que por sua vez envolve ampla troca de
conhecimentos entre os participantes envolvidos. Visando contribuir com essa discussão, o presente trabalho expõe
um estudo de caso em que detalhadamente apresenta e discute as práticas de DP e de Gestão do Conhecimento que
ocorreram na execução de um projeto de produto reconhecidamente inovador. Os principais resultados encontrados nessa análise mostram que mesmo em um ambiente bem sucedido de inovação há espaço para melhorias na gestão do conhecimento nas práticas gerenciais adotadas ao longo do processo de DP. Destaca também que é fundamental para um produto inovador uma consistente disseminação no início do projeto, entre seus participantes, dos conhecimentos relacionados às idéias inovadoras que serão desenvolvidas.

Palavras-chave


gestão do conhecimento; desenvolvimento de produtos; inovação tecnológica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.3237