Gestão do Conhecimento em uma organização baseada em conhecimento: umaabordagem qualitativa

Simone Bastos Paiva, Paulo Ortiz Aragão, Sandra Leandro Pereira

Resumo


O advento da Sociedade do Conhecimento colocou em evidência o conhecimento como um recurso organizacional estratégico. A gestão do conhecimento inclui uma série de etapas interligadas: geração, disseminação, armazenamento, revisão, buscando utilizar a plenitude do conhecimento para se alcançar a missão organizacional. O presente estudo teve por objetivo analisar qualitativamente os processos de gestão do conhecimento no SEBRAE do estado da Paraíba, tomando por base a percepção de colaboradores do referido órgão. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, realizada por meio de estudo de caso. Para coleta de dados, utilizaram-se as técnicas da entrevista e observação, e para o tratamento dos dados, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. Conforme os resultados obtidos, constatou-se que o SEBRAE-PB pode ser considerado uma organização baseada em conhecimento, e o conhecimento representa um recurso-chave na organização, necessitando, todavia, da revisão em alguns aspectos da sua gestão.

Palavras-chave


gestão do conhecimento; organização baseada em conhecimento; SEBRAE-PB.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.3212