Conhecimento Organizacional: uma revisão conceitual de modelos e quadros de referências

Autores

  • Davi Noboru Nakano USP
  • Afonso C. C. Fleury USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.3206

Palavras-chave:

conhecimento organizacional, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento.

Resumo

Com a crescente atenção que o estudo do conhecimento organizacional e de sua gestão tem recebido, existem diversas proposições, análises, modelos e quadros de referência disponíveis na literatura. Este artigo faz uma análise detalhada de alguns dos principais artigos da área, especialmente aqueles sintetizando as classificações desenvolvidas nesses trabalhos, bem como as dimensões e níveis de análise utilizados por eles. Ele tem como um de seus objetivos suprir a carência de revisões conceituais mais detalhadas em língua portuguesa. De fato, embora o assunto desperte grande interesse, são ainda poucos os trabalhos (em nossa língua) que recuperam e analisam em mais detalhe os textos mais significativos na área. Este artigo seleciona 12 proposições, oriundas de três correntes de pesquisa: Aprendizagem Organizacional, Visão da Empresa baseada no Conhecimento e Gestão do Conhecimento. Conclui-se que os estudos podem ser diferenciados de acordo com sua perspectiva, se cognitiva ou construtivista, e pelo seu caráter, se prescritivo ou analítico. A distinção permite organizar e entender com mais clareza a literatura da área, que embora farta, soa, em certos momentos, dissonante, tornando o seu estudo mais complexo.

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Publicado

2008-04-07

Edição

Seção

Artigos