Análise conjunta com estimulação em duas etapas

Marcelo Battesini, Carla Ten Caten

Resumo


Em uma pesquisa de Análise Conjunta, são utilizados conceitos de Pesquisa de Marketing, Projeto de Experimentos
e Análise de Regressão. A utilização destes conceitos no planejamento da Análise Conjunta com Estimulação em
Duas Etapas (AC com E2E), aliada à incorporação da perspectiva dos respondentes, busca aproximar a tarefa dos
respondentes à situação real de compra, sem reduzir a quantidade de informação obtida com a pesquisa. Para isto,
a estimulação utilizada na coleta de dados é flexível o suficiente para acomodar e propiciar o uso dos diferentes
modelos de decisão adotados pelos respondentes. O método é ilustrado através de uma pesquisa sobre o mestrado
profissionalizante oferecido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta aplicação
da AC com E2E permitiu obter um modelo de preferência confiável que foi validado por uma amostra de
controle, o que consolida o método proposto.

Palavras-chave


análise conjunta; comportamento do consumidor; pesquisa de marketing

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.3191