Implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica

Carla Simone Ruppenthal Neumann, Bárbara Severo dos Santos, Carla Schwengber ten Caten

Resumo


Devido ao crescimento do mercado de varejo farmacêutico, às mudanças recentes na forma de exposição dos produtos e à necessidade de entender os consumidores, realizou-se a implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica. O gerenciamento por categorias possibilita a análise dos produtos trabalhados em grupos de itens que possuam características semelhantes entre si, além de melhorar o atendimento às necessidades do consumidor. Por meio da análise de dados, conhecimento dos produtos e reuniões com os gestores da empresa foi possível entender as particularidades do mercado e definir estratégias, metas e ações para cada categoria. O diferencial desse trabalho é propor indicadores que comparam os diferentes medicamentos para compor um indicador global. Os resultados obtidos permitem classificar as diferentes categorias a partir de um indicador global, possibilitando a seleção de categorias e produtos para o desenvolvimento de ações diferenciadas.

Palavras-chave


gerenciamento por categorias, medicamentos, rede de varejo

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.26361