Atributos do produto valorizados no processo de decisão de compra de cerveja: um estudo qualitativo com universitários

Alessandro Cassiano Carvalho Neves Tagnin, Janaina de Moura Engracia Giraldi

Resumo


A evolução do setor cervejeiro no Brasil traz um alto grau de competitividade e faz do conhecimento do comportamento do consumidor uma peça-chave para a conquista de diferenciais competitivos. Um público-alvo bastante visado por estas empresas é o universitário, principalmente pelo fato de estarem formando suas preferências com relação à cerveja. O artigo tem por objetivo descrever o processo de compra de cerveja por um grupo de universitários, por meio de pesquisa exploratória qualitativa, destacando-se os atributos considerados mais importantes para a decisão. Constatou-se que os critérios de avaliação variam de acordo com a ocasião de consumo, sendo esses critérios: preço, temperatura, marca e embalagem (em ocasiões festivas) e sabor, recomendação, rótulo e ponto-de-venda (em compras para consumo próprio). São utilizadas tanto regras de decisão compensatórias quanto não compensatórias e há forte influência de fatores sociais na escolha. Os resultados podem contribuir ao planejamento de estratégias no setor, servindo de base para estudos futuros.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Processo de Decisão de Compra; Critérios de Avaliação; Regras de Decisão; Cerveja

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.25945