A inserção da aprendizagem de "loop duplo" no processo de desenvolvimento de produtos: uma análise crítica da abordagem do Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP)

Noel Torres Junior, Dario Ikuo Miyake

Resumo


O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) tem sido objeto de pesquisa por um número crescente de trabalhos. Entretanto, relativamente poucos estudos têm sido realizados sobre a melhoria contínua do desempenho no PDP. Este artigo discute os principais fatores e restrições que influenciam o desempenho da organização na condução de atividades do PDP e delineia uma estrutura conceitual que relaciona as funções de planejamento, avaliação e melhoria das atividades que constituem este processo num contexto que favoreça a aprendizagem de “loop duplo”. O modelo de Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) é então discutido criticamente à luz da perspectiva conceitual apresentada.

Palavras-chave


processo de desenvolvimento de produto; APQP; aprendizagem de "loop duplo".

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.1424