A utilização da auditoria de processo como suporte à melhoria contínua: estudo de caso em uma montadora de automóveis

Douglas da Costa Ferreira, Andréia Marize Rodrigues, Marcelo Giroto Rebelato, Marcelo Gechele Cleto

Resumo


Na indústria automobilística, tanto pelo fator de ganho de vantagem competitiva quanto por força de exigência normativa (normas VDA 6.3, por exemplo), as empresas vêm cada vez mais adotando as auditorias de processo como forma de identificar oportunidades de melhoria em suas atividades. Diferentemente das auditorias realizadas a partir de normas de gestão da qualidade, como a ISO 9001:2000, a auditoria de processo é realizada por um profissional com conhecimentos específicos do processo a ser auditado, desempenhando não apenas o papel de identificação de não-conformidades, mas também atuando como consultor na melhoria de cada etapa do processo. Esse artigo apresenta um estudo de caso sobre a aplicação e os resultados obtidos com a auditoria de processo, com base na norma VDA 6.3, na área de armação de carrocerias em uma montadora de automóveis. Pela análise dos dados coletados, conclui-se que as auditorias de processos são eficazes na detecção, prevenção e eliminação de não-conformidades no processo produtivo.

Palavras-chave


Qualidade; Auditoria de Processo; Normas da Qualidade

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DOI: https://doi.org/10.22456/1983-8026.1400