AHEAD OF PRINT

PORTO ARTE, uma revista de publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de acesso livre e universal, além do recebimento de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na modalidade de fluxo contínuo, convida a comunidade acadêmica para submeter textos  para compor a revista Porto Arte, nº 44-2020. A qual trará como temática para o seu Dossiê “ARTE E TRAUMA”.

A revista adota publicação contínua (rolling pass), editando volume único, subdivido em dois números semestrais, sem paginação contínua e sequencial, passando a apresentar um identificador eletrônico chamado de elocation-id, através da prática do Ahead of Print, a qual consiste na publicação antecipada de textos já avaliados e aprovados pela Equipe Editorial e revisados antes de serem inseridos em uma edição definitiva da Revista PORTO ARTE. Com isso, objetiva-se a divulgação de conhecimento de forma mais fluida e ágil.

 

CHAMADA ABERTA DE ARTIGOS: ARTE E TRAUMA

DOSSIÊ TEMÁTICOS SIMULTÂNEOS PARA AS REVISTAS 

REVISTA CENA,  REVISTA PORTO ARTE,  REVISTA VALISE 

Os periódicos acadêmicos do Instituto de Artes da UFRGS, Cena, Porto Arte e Revista-Valise, em proposição editorial conjugada, divulgam a chamada aberta para artigos com o tema “Arte e Trauma”, incluindo artes cênicas, artes visuais, dança e música, para publicação em edições simultâneas no primeiro semestre de 2021.

Entende-se trauma como ferida, violência, derrota, desastre, choque psicológico, choque emocional, sofrimento, agonia. Esses e outros conceitos derivados são do interesse de um arco cultural que abrange inquietações da psicanálise à sociologia, incluindo manifestações de todas as artes e a teoria que é feita sobre ou a partir delas. Implica também a resposta que pode ser dada à angústia.

O ano de 2020 trouxe ao mundo o enfrentamento médico, socioeconômico e emocional às coerções sanitárias da pandemia Covid-19, do isolamento social às perdas de qualquer natureza e suas contingências. Em todos os continentes a ansiedade prosseguiu seu curso, acompanhada do necessário amparo simbólico – para o qual as artes, a comunicação e a criatividade contribuíram programaticamente –, mas não o encontrando de modo pleno quando interditada pelo choque ético e moral causado pelo negacionismo e as condutas consideradas diversionistas ou antissociais. Da Peste de Atenas aos conflitos fratricidas do presente, dos textos sagrados ao imaginário pós-apocalíptico em produtos culturais, do eu ao outro, a arte se fez e se faz presente, espontânea ou induzida, construindo mundos.

Esta chamada é aberta a submissões que proponham abordagens a experiências artísticas do passado e do presente que se enquadrem no tema “arte e trauma”, considerado na amplitude de seu espectro.

As submissões devem seguir as diretrizes para os autores previstas pelas revistas Cena, Porto Arte e Revista-Valise e postados diretamente no site de interesse.

Data-limite para submissão de artigos: 30 de outubro de 2020

 

Diretrizes para autores

Cena: https://seer.ufrgs.br/cena/information/authors

Porto Arte:https://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions

Revista-Valise: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/information/authors

 

Equipe Editorial 

e-mail: portoarte@ufrgs.br

Sumário

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.

Camila Schenkel
PDF
Cauê Alves
PDF
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
PDF
Fabricia Cabral de Lira Jordao
PDF
Felix Vogel
PDF
Francisco Dalcol
PDF
Margarida Brito Alves, Giulia Lamoni
PDF
Maria de Fátima Morethy Couto
PDF
Mirtes Marins de Oliveira, Luisa Angélica Paraguai
PDF
Paul O’Neill
PDF
Paulo Roberto de Oliveira Reis
PDF

Artigo e Ensaio | Article and Essay

Claudio Rafael Almeida de Souza
PDF
Robson Xavier da Costa, Lucian Januário
PDF
Jane Andiara Soares Zofoli
PDF
Diogo de Moraes Silva
PDF
Natalia Vanessa Ramirez Peña

Resenha | Review

Carlos Donaduzzi
PDF
Lindomberto Ferreira Alves
PDF
Lorena da Silva Vargas
PDF

Entrevista | Interview

Gil Vieira Costa, Ionaldo Rodrigues
PDF