Oscilações entre micro e macro-história na fotografia de André Penteado
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASSAÏ. Paris la nuit. Paris: Flammarion, 2011.
COLEMAN, A.D., “El método dirigido”, in: RIBALTA, Jorge (ed.). Efecto real: debates pós-modernos sobre fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 20ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
FRIZOT, Michel.” “Fotografia”, um destino cultural”, in: SANTOS, Alexandre & CARVALHO, Ana Maria Albani de. (orgs.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
LEMAGNY, Jean-Claude. L´ombre et le temps: essais sur la photographie comme art. Paris: Nathan, 1992.
PENTEADO, André. O suicídio de meu pai. São Paulo: Ed. do Autor, 2014.
PENTEADO, André. Cabanagem. São Paulo: Editora Madalena/Editora Terceiro Nome, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org/Editora 34, 2009.
SELIGMAN-SILVA. “Ficção e imagem, verdade e história: sobre a poética dos rastros”, in: GERALDO, Sheila Cabo (org.) Fronteiras: arte, imagem e história. Rio de Janeiro: Banco do Azougue, 2014.
SIGNORINI, Roberto. A arte do fotográfico: os limites da fotografia e a reflexão teórica nas décadas de 1980 e 1990. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.98253
Direitos autorais 2019 Alexandre Santos

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001
INDEXADORES
"