Algumas considerações sobre a fotografia: olhar, imagem, máquina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.86721

Palavras-chave:

Fotografia. Tecnologia. Imagem. Arte. Photography. Technology. Image. Art.

Resumo

A proposta desse artigo é refletir sobre algumas problemáticas relacionadas à imagem fotográfica por meio de três movimentos que, por sua vez estruturam o texto: uma discussão sobre a fotografia a partir da questão do olhar mobilizada por transformações no estatuto do observador (CRARY, 2012), a sua caracterização como artefato tecnológico e a dimensão do sensível que permeia sua existência. Com isso, vou destacar as relações entre aspectos da ordem da percepção, práticas de imagem e regimes discursivos.

Abstract:

The purpose of this article is to reflect on some problems related to the photographic image through three movements that in turn structure the text: a discussion about photography from the question of the look mobilized by transformations in the observer status (CRARY, 2012), its characterization as a technological artifact and the question of the sensitive which permeates its existence. With this, I will highlight the relations between aspects of the order of perception, image practices and discursive regimes.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Venâncio, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Fotógrafo, formado em Ciências sociais, mestre em Sociologia, doutor em Artes e professor do curso de Artes Visuais na Universidade Regional do Cariri (URCA). Trabalha no desenvolvimento de ensaios autorais; organiza exposições, eventos e ações de formação. Experiência na área de fotografia, teoria da imagem na arte, processos fotográficos antigos, antropologia – com ênfase em memória, arquivos na arte, ruína, poéticas do esquecimento.

Referências

AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo, CosacNaify, 2004.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. Vilém Flusser e a Terceira Catástrofe do Homem ou as Dores do Espaço, a Fotografia e o Vento. Flusser Studies, n. 3, 2003. Disponível em: < http://www.flusserstudies.net/archive/flusser-studies-03-november-2006>. Acesso em 30 de maio. 2015.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação. In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

DE PAULA, Silas; OLIVEIRA, Érico; LOPES, Leila. Imagens que pensam, gestos que libertam: apontamentos sobre ética e política na fotografia. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVSKY, Maurício. Visualidades hoje. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2003.

ENTLER, Ronaldo. Sentimentos em torno da fotografia contemporânea. (2011). Disponível em: <http://iconica.com.br/site/sentimentos-em-torno-da-fotografia-contemporanea>. Acessado em: 28 de jan.15.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FLUSSER, Villém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Annablume, 2011.

FLUSSER, Villém. O universo das imagens técnicas: elogio à superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

GUATTARI, Félix. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MACHADO, Arlindo. Repensando Flusser e as imagens técnicas. In: ARTE EN LA ERA ELETRÓNICA – PERSPECTIVAS DE UNA NUEVA ESTÉTICA, 1997, Barcelona: Goethe-Institut Barcelona e Diputació de Barcelona, 1997.

PARENTE, André. Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

PICADO, Benjamim. Os regimes do acontecimento na imagem fotográfica: do “estilo documentário” à “imersão testemunhal”, no fotojornalismo e na fotografia documental. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVSKY, Maurício. Visualidades hoje. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

PICADO, Benjamim. Sobre/pelo/contra o dispositivo: revisitando a arché da fotografia. Matrizes. São Paulo: ECA/PPGCOM/USP, v. 4, n. 2. jan./jun., p. 165-181. 2011.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.

VIRÍLIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio Editor, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-05-19

Como Citar

Venâncio, R. (2019). Algumas considerações sobre a fotografia: olhar, imagem, máquina. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.86721