O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.81947Palavras-chave:
Experiência. Artista professor. Pesquisa em Arte e Arte Educação.Resumo
O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais é um pro-jeto de pesquisa desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, Brasil. O projeto apresenta perspectivas da pesquisa em Arte e Arte Educação no campo das Artes Visuais. Refere-se ao espaço/tempo das ações desenvolvidas no ateliê de pintura no contexto da Universidade e aponta como lugar de investigação e reflexão o Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Abordam-se não somente metodologias operativas, mas a di-mensão da experiência e a sua intensidade e potência, compreendendo assim o “entre” (como caminho formativo) em paisagens pedagógicas e artísticas. No contexto do ensino de pintura, o espaço de um grupo de estudos busca construir tessituras para o ensino e a aprendizagem; intenciona perceber a experiência como processo de deslocamento. O eixo teórico do projeto situa-se nos escritos de Dewey (2010), Sullivan (2004), Lampert (2009, 2016) e Lampert & Wosniak (2016).Downloads
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