Direitos autorais 2018 Ricardo Santhiago, Astrid Salles

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001
INDEXADORES
"
Historiador e comunicólogo. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2009), com pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2015), atualmente professor da Universidade Federal de São Paulo, na área de Educação, Cultura e Cidade do Instituto das Cidades. Dentro de suas áreas de especialidade, a história oral e a história pública, dedica- -se ao estudo da subjetividade artística e narrativa. Entre seus livros autorais e organizados, estão Solistas dissonantes: História (oral) de cantoras negras (2009), História oral na sala de aula (2015) e História oral e as artes: Narração e criatividade (2016).
Astrid Salles
APAP, São Paulo
Brasil
Artista plástica, nascida em Piracicaba, no interior de São Paulo. Formada em música, foi a primeira mulher brasileira a tocar trompa, tendo sido homenageada pelo compositor alemão Ernest Mahle na peça O Concertino. Tornando-se artista plástica, graduou-se em 1975 pela FAAP. A partir do incentivo de Orlando Villas-Bôas, iniciou nos anos 1980 uma aproximação com a geometrização e os grafismos indígenas, que caracteriza sua obra desde então. É viúva do pintor e gravador Braz Dias, com quem dividiu a exposição “Braz Dias e Astrid Salles: o flautista azul e os estandartes”, com curadoria de Jacob Klintowitz, em 2013. Reside e trabalha na cidade de São Paulo, onde também atua como secretária da Associação Paulista de Artistas Plásticos (APAP).
![]() |
|
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001
INDEXADORES
"