Interviews with artists: a virgin patch of fertile content
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDF-EN (English)Referências
ALBERRO, Alexander; BUCHMANN, Sabeth (eds.). Art After Conceptual Art. Cambridge/Londres/Viena: The MIT Press/Generali Foundation, 2006.
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes Ferreira (eds.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de (ed.); DOVAL, Camila Canali; SILVA, Camila Gonzatto da; SILVA, Gabriela (eds.). A escrita criativa – Pensar e escrever literatura. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BLANCHET, Alain; GOTMANN, Anne. L’enquête et ses méthodes: l’entretien. Paris: Nathan, 1992.
BORGES, Jorge Luis; FERRARI, Osvaldo. En dialogo I. Buenos Aires: Sudamericana, 1998.
BOURGEOIS, Louise. Destruição do pai/Reconstrução do pai. São Paulo, Cosac Naify, 2000.
BUENO, Cleuza Maria de Oliveira. Entre-vista: espaço de construção subjetiva. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
CHAUVEAU, Agnès; TETART, Phillipe (eds.) Questões para a História do Presente. Bauru: Edusc, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora – Dossiê jovens artistas paulistanos (década de 1980). Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
Cultura. Zero Hora. Porto Alegre, Feb 4, 2006.
CRIPA, Marcos (ed.). Entrevista e ética: uma introdução. São Paulo: Edusc, 1998.
DETTERER, Gabriele (ed.). Art recollection – Artists’ interviews and statements in the Nineties. Ravena: Danilo Montanari / Exit/Zona Archives Editori, 1997.
ECO, Umberto. Apostillas a El nombre de la rosa. Buenos Aires: Lumen/Flor, 1987.
FERREIRA, Glória. Entrefalas. Porto Alegre: Zouk, 2011.
__________; FÉLIX, Nelson. Trilogias – Conversas entre Nelson Félix e Glória Ferreira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2005.
___________; COTRIM, Cecilia (eds.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
Inf. & Soc. João Pessoa, v. 24, no. 1, pp. 13-18, Jan. / Apr. 2014.
KIEFER, Luísa Martins Waetge. Jovem artista: a construção de um duplo mito. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Masters’ Dissertation. Porto Alegre, 2013.
KUH, Katharine. Diálogo com a arte moderna. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (ed.). A pintura: textos essenciais. Vol. 7: O paralelo das artes. São Paulo: Editora 34, 2005.
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
MEHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2002.
MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
MUCCHIELLI, Roger. A entrevista não diretiva. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
OBRIST, Hans Ulrich. Arte agora!: em cinco entrevistas. São Paulo: Alameda, 2006.
PONGE, Francis. Métodos. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
Revista do Programa de Pós-Graduados em História e do Departamento de História – PUC SP. Projeto História, São Paulo, no. 14, Feb. 1997.
Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, no. 37.
SANTHIAGO, Ricardo. História Oral e as artes: percursos, possibilidades e desafios. In: História Oral, v. 16, no. 1, Jan./Jun. 2013.
___________. (ed.). História oral e arte: narração e criatividade. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SCOVINO, Felipe. Arquivo contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
SHERWOOD, Hugh C. A entrevista jornalística. São Paulo: Mosaico, 1981.
STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artist’s writings. Berkley: University of California Press, 1996.
TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
VERAS, Eduardo. Entre ver e enunciar – O uso da entrevista em estudos sobre o processo de criação artística. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Master’s Dissertation. Porto Alegre, 2006.
DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.80131
Direitos autorais 2017 Eduardo Ferreira Veras

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001
INDEXADORES
"