A imagem da ditadura na bagagem: As fotografias de Fernando Lemos entre 1949 e 1954

Cristina Pratas Cruzeiro

Resumo


A partir das produções fotográficas produzidas por Fernando Lemos entre 1949 e 1952 em Portugal e entre 1953 e 1954 no Brasil irá reflectir-se sobre a imagética transportada pelo artista quando abandonou Portugal, confrontando-a com a que foi produzida no Brasil nos anos imediatamente póstumos à sua chegada. Fernando Lemos partiu para o Brasil em 1953, tendo realizado nesse ano uma exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo e em 1954 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – onde apresentou parte da extensa produção fotográfica produzida em Portugal. A linguagem imagética destas fotografias – a construção do espaço, a luminosidade, as sobreposições, etc. – demonstra uma sintonia com o surrealismo e com a utilização artística da fotografia. Mas nelas são impressos também os distintos ritmos de vida e a vivência quotidiana. O facto do artista centrar a sua produção no retrato, faz com que este seja o referente que melhor permite auferir sobre o impacto que a migração causou na sua vida e no seu trabalho artístico.

Palavras-chave


Fernando Lemos. Fotografia. Ditadura. Portugal. Brasil.

Texto completo:

PDF-PT-portugal

Referências


Acciaiuoli, M. (2005) Fernando Lemos. Lisboa: Editorial Caminho, ISBN: 972-21-1694-0.

Breton, A. (1993) Manifestos do Surrealismo. Lisboa: Edições Salamandra. ISBN: 972-689-075-6.

França, J.A. (1973) 'Vinte (e um) anos depois de dez dias de Janeiro de 1952'. Colóquio Artes, nº12, 2.ª série, Abril, pp. 14-25.

França, J.A. (1985) A Arte em Portugal no Século XX. Amadora: Livraria Bertrand.

França, J.A. (2000) A Arte e a Sociedade Portuguesa no Século XX (1910-2000). Lisboa: Livros Horizonte. ISBN: 972-24-1110-1.

Gonçalves, R.M. (2004) Vontade de Mudança – Cinco décadas de artes plásticas. Lisboa: Editorial Caminho, ISBN: 972-21-1621-5.

Herkenhoff, P. (2004) 'Fernando Lemos: Fotografia'. In Moura, D. (coord.) À sombra da Luz, Fernando Lemos, À luz da Sombra. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, pp. 15-67.

Lemos, F. (1994) 'Dedicatória'. In Lemos, F. et al. Fernando Lemos, À sombra da luz. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Centro de Arte Moderna, José de Azeredo Perdigão, pp.9.

Lemos, F. (1994) 'Depoimento 2'. In Lemos, F. et al. Fernando Lemos, À sombra da luz. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Centro de Arte Moderna, José de Azeredo Perdigão, pp.159.

Lemos, F. (1994) 'Depoimento 3'. In Lemos, F. et al. Fernando Lemos, À sombra da luz. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Centro de Arte Moderna, José de Azeredo Perdigão, pp.160.

Lemos, F. (1994) 'Depoimento 4'. In Lemos, F. et al. Fernando Lemos, À sombra da luz. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Centro de Arte Moderna, José de Azeredo Perdigão, pp.160.

Lemos, F. (2004) 'Biografia I'. In Moura, D. (coord.) À sombra da Luz, Fernando Lemos, À luz da Sombra. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, p.96.

Mendes, R. (2004) 'Imagens Teimosas: Novamente Fernando Lemos'. In Moura, D. (coord.) À sombra da Luz, Fernando Lemos, À luz da Sombra. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, pp. 69-74.

Pomar, A. (2008) [Consult. 2017-09-13] Disponível em

França, J.A. (1994) 'Tempo de Fantasmas'. In Expresso Revista 23 de Julho de 1994, pp. 60-64. alexandrepomar (2008) [Consult. 2017-09-13] Disponível em

Sena, A. (1998) História da Imagem fotográfica em Portugal – 1839-1997. Porto: Porto Editora, ISBN: 972-0.06265-7.




DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.77099

Direitos autorais 2017 Cristina Pratas Cruzeiro

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001


INDEXADORES

PROPESQ

"

LATINDEX

Resultado de imagem para redib logo