O Devir Artista: a obra além da própria obra. Entrevista com Túlio Pinto.

Autores

  • Felipe Bernardes Caldas UFRGS
  • Túlio Pinto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.76569

Palavras-chave:

Sistema Artístico. Trabalho. Mercado. Arte Contemporânea.

Resumo

A preocupação entre como a arte e os artistas dialogam com os sistemas produtivos não é recente, data ao menos desde o século XIX. Muitos argumentos surgiram deste interesse, assim como atribuições funcionais ao papel da arte e do artista. Como os artistas dialogam, partilham ou tensionam o atual sistema produtivo capitalista, que estaria centrado na informação, na imaterialidade, na fusão entre trabalho e vida? A entrevista com Túlio Pinto fornece uma plataforma reflexiva para pensarmos o que significa trabalhar com arte em diálogo entre o local e o global, os sistemas, os mercados e os circuitos em que a arte contemporânea e seus agentes estão inseridos e percorrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Bernardes Caldas, UFRGS

Doutorando em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo PPGAV-UFRGS. Mestre pelo mesmo programa de pós-graduação. Bacharel e Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Em suas pesquisas em âmbito acadêmico dedica-se as relações sistêmicas, especificamente a reflexão sobre os mercados da arte.

Túlio Pinto

Vive e trabalha em Porto Alegre. Possui graduação pelo Instituto de Artes da UFRGS. Artista representado pela Galeria Baró, São Paulo. Entre suas exposições destacam-se: Blue and Unicorn, Baró Gallery, São Paulo, Brasil, 2016; Onloaded: Túlio Pinto, Phoenix Institute of Contemporary Art (phica), 2015, Phoenix, Arizona - EUA; Bienal de Vancouver - Vancouver, Canadá - 2014; De territórios, abismos e intenções, Projeto Contemporâneo RS - Santander Cultural Porto Alegre, Porto Alegre, 2013; CEP: corpo, espaço e rota, Galeria IFRN, Natal - Brasil, 2013; Terra, Galeria Baró - São Paulo, 2013; Salvaje - Digesting Europe Piece by Piece - Traneudstillingen Exhibition Space, Copenhagen - Dinamarca, 2012; Transposição - Galeria Augusto Meyer - Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, 2012; Nova Escultura Brasileira - Caixa Cultural Rio de Janeiro, entre outras. Recebeu diversos prêmios, entre eles destacam-se: Prêmio de Aquisição: 65 ° Salão Paranaense | Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC / PR | Curitiba - PR - Brasil - 2014; Prêmio de Aquisição - Prêmio ARTIGO Rio 2013 - Programa de residência do artista ARTIGO Rio / ARTTOWN - Amsterdã, Países Baixos; 9ª Rede Nacional Funarte - 2013 - CEP:corpo, espaço e rota - Brasil; 2011; Prêmio de aquisição Leonello Berti 35 ° SARP - Ribeirão Preto, SP, 2010;IV Prêmio Açorianos de Artes Visuais - Destaque em Escultura 2009 - Porto Alegre, RS. Entre outros. Suas obras fazem parte das seguintes coleções: Phoenix College Art Collection | Phoenix - Arizona - EUA; Mesa Community College Gallery | Mesa - Arizona - EUA; Senac SP - São Bernardo do Campo | SP - Brasil; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, Brasil; Fundação Cultural Itajaí - Itajaí - SC - Brasil; Instituto Figueiredo Ferraz - Ribeirão Preto - SP - Brasil; Usina Cultural Energisa | João Pessoa - PB - Brasil; Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS - Brasil; MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande, Campo Grande - MS - Brasil; Museu Nacional de Brasília - Brasília - DF - Brasil; Museu de Arte de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - SP - Brasil; Galeria Municipal de Arte Aldo Locatelli - Porto Alegre -RS - Brasil. Nos últimos anos participou de residências artísticas em países como Ucrânia, Canadá, Portugal, EUA, Reino Unido e Holanda.

Referências

RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. São Paulo: 34, 2009.

CALDAS, Felipe Bernardes. O Campo Enquanto Mercado: um estudo sobre o cenário mercadológico de Porto Alegre (1990 – 2012). (dissertação de mestrado). PPGAV-UFRGS, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Caldas, F. B., & Pinto, T. (2018). O Devir Artista: a obra além da própria obra. Entrevista com Túlio Pinto. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 23(38). https://doi.org/10.22456/2179-8001.76569