Quatro olhares para a Cia de Foto

Autores

  • Camila Monteiro Schenkel DAV - IA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael Jacinto CIA DE FOTO
  • João Kehl CIA DE FOTO
  • Pio Figueiroa CIA DE FOTO
  • Carolina Lopes CIA DE FOTO

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.76316

Palavras-chave:

Fotografia. Coletivos. Autoria Compartilhada. Arte Contemporânea.

Resumo

Ao longo de dez anos de atividade, o coletivo Cia de Foto desenvolveu trabalhos em artes visuais, jornalismo e publicidade. A insistência em creditar suas obras apenas ao grupo, sem indicar qual ou quais integrantes estavam envolvidos diretamente em sua produção, colocou a Cia de Foto no centro das discussões sobre autoria e sobre as formas de produção de fotografia na contemporaneidade. Entre 2003 e o final de 2013, quando anunciou o encerramento de suas atividades, o coletivo foi expandindo e transformando sua atuação, além de passar por diversas formações e tentativas de organização. As entrevistas a seguir apresentam um balanço da trajetória do grupo a partir do ponto de vista de seus quatros membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Monteiro Schenkel, DAV - IA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS na área de concentração História, Teoria e Crítica da Arte, onde realizou pesquisa de pós-doutorado com bolsa CAPES. Coordenou o Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo de 2012 a 2017. E, atualmente é professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Rafael Jacinto, CIA DE FOTO

Graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1998) com ênfase em rádio e televisão. Ainda durante a faculdade, começou a trabalhar como fotógrafo freelancer para revistas de skate e de surf. Foi repórter fotográfico do jornal Notícias Populares e fez parte da equipe-piloto do Valor Econômico.

João Kehl, CIA DE FOTO

Formado em Fotografia pelo Centro Universitário Senac-SP (2005) e iniciou seu trabalho em fotografia fazendo assistência para fotógrafos. Atualmente trabalha com Rafael Jacinto como fotografia e direção de cena para os mercados publicitário e editorial.

Pio Figueiroa, CIA DE FOTO

Iniciou sua carreira em fotojornalismo em Recife, no Jornal do Comércio, em 1995. Dois anos depois, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou para a Editora Abril, para a Editora 3 e para o jornal Valor Econômico. Atualmente, trabalha como fotógrafo e diretor de cena. É editor da revista latino-americana de fotografia Sueño de la Razón e do blog Icônica.

Carolina Lopes, CIA DE FOTO

Graduada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande e pós-graduada em Fotografia pelo Senac-SP. Trabalhou com a digitalização, a edição e o tratamento de imagens do arquivo da fotógrafa Nair Benedicto e atuou como professora de cursos voltados para a fotografia digital.

Referências

Todas as entrevistas foram realizadas em São Paulo em dezembro de 2015 e estão organizadas pela ordem em que ocorreram. Como os textos precisarem ser reduzidos em alguns trechos, foram priorizadas informações sobre a constituição do coletivo, formas de atuação e trabalhos mais representativos. O material foi coletado por ocasião de minha pesquisa de doutorado, realizada no PPGAV-UFRGS com bolsa CAPES, que resultou na tese Manter os olhos abertos diante do abismo: a produção compartilhada de imagens em coletivos de arte contemporânea, defendida em outubro de 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Schenkel, C. M., Jacinto, R., Kehl, J., Figueiroa, P., & Lopes, C. (2017). Quatro olhares para a Cia de Foto. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(37). https://doi.org/10.22456/2179-8001.76316

Edição

Seção

DOSSIÊ: A hora das entrevistas | DOSSIER: Interview time

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)