Rarefação: paradoxos imagéticos (mestiçagens contidas na poética pictórica de uma imagem videográfica rarefeita)

Autores

  • Ricardo Perufo Mello

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.37940

Palavras-chave:

Pintura contemporânea, Mestiçagem, Hibridismo, Fotografia e imagem videográfica

Resumo

Este breve ensaio foi elaborado a partir da disciplina “Processos Híbridos na Arte Contemporânea”, ministrada pela professora Sandra Rey no curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Apresentam-se algumas das principais ideias da pesquisa em Poéticas Visuais que está sendo desenvolvida no doutoramento, com uma consideração pontual sobre os conceitos de mestiçagem e hibridismo e sua aplicação como instrumentos teóricos. O trabalho da referida pesquisa abrange os meios da fotografia (como produtor das imagens que são, através de um minucioso processo de trabalho, fielmente pintadas) e da pintura (como resultado final) em suas intersecções, e tem nessa prática como principal referencial histórico o movimento do Hiper-Realismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2013-03-20

Como Citar

Mello, R. P. (2013). Rarefação: paradoxos imagéticos (mestiçagens contidas na poética pictórica de uma imagem videográfica rarefeita). PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 18(31). https://doi.org/10.22456/2179-8001.37940

Edição

Seção

DOSSIÊ: Pintura Contemporânea - Campos e Processos