Pesquisa Escolar Ou História Do Brasil Para Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.116124

Palavras-chave:

memória, ditadura, Herzog, carimbo, impressão

Resumo

A série Pesquisa escolar deseja ser uma pequena enciclopédia ilustrada. Seu ponto de partida é a observação de recortes que minha avó materna guardava em pastas intituladas genericamente “gravuras para pesquisa escolar”. Quando criança, a lógica cívica e edificante dessas pastas talvez organizasse meu mundo. Não sei mais. Certo é que ao reencontrá-las, comecei a pensar nas imagens ausentes, nas tantas pastas que faltavam. Assim, como num jogo de encaixes em que há sempre peças extraviadas, inscrevo nessas imagens – todas realizadas com carimbo sobre etiquetas autocolantes –, algumas camadas da violência extrema que nos constitui. E a partir de uma foto escolar, inscrevo a mim mesma nessas imagens, aquela que fui, aluna de uma escola pública no Rio de Janeiro nos anos da ditadura civil-militar.

Abstract


The “School research” series aims to be a small illustrated encyclopedia. The starting point was the observation of clippings that my maternal grandmother kept in folders generically titled “pictures for school research”. As a child, the civic and uplifting logic of these folders might have organized my world. I am not so sure anymore. What is certain is that when I found them again, I started to think of the absent images, of the many missing folders. Thus, as in a game of fitting pieces in which there are always some that are astray, I inscribe in these images – all made with stamps on self-adhesive labels –, some layers of the extreme violence that constitutes us. And from a school photo, I inscribe myself, the one I was, a student at a public school in Rio de Janeiro in the years of the civil-military dictatorship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Danziger, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil

Artista, professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora (CNPq e FAPERJ). Um dos vetores de seu trabalho é a investigação da página impressa (jornal, livro, documento histórico), orientando-se pelos atritos entre a micro e a macro historia, entre a memória familiar e as construções da memória de violências
extremas. Seus trabalhos desenvolvem-se em meios diversos (técnicas de impressão e de apagamento, fotografia, vídeo, instalação e escrita).

Referências

Ensaio Visual.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Danziger, L. (2021). Pesquisa Escolar Ou História Do Brasil Para Crianças. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.116124

Edição

Seção

Ensaio Visual | Visual Essay