A ideia de arquivo na obra de arte e seus desdobramentos a partir da fotografia

Daniel Frickmann, Carlos Eduardo Felix da Costa

Resumo


O artigo é inspirado em textos que apresentam métodos e princípios conceituais de um artista moderno, com destaque para os relatos de Charles Baudelaire em “O Pintor da Vida Moderna” (1863); os registros do fotógrafo Eugène Atget publicados pela coletânea Photo Poche (1989); e as observações de Jacques Derrida em “Mal de arquivo: uma impressão freudiana” (2001). Assim, procura-se compreender as condições para registrar uma obra de arte e a criação de uma obra como um registro de si. O objetivo desta reflexão é analisar uma ideia de arquivo dentro das perspectivas e decisões processuais da arte moderna e contemporânea.

 

Abstract

This essay is based on texts that present methods and conceptual principles of a modern artist, focusing on the narratives of Charles Baudelaire’s “The Painter of Modern Art” (1863); the photographs by Eugène Atget published by Photo Poche press (1989); and the observations of Jacques Derrida in “Archive Fever: A Freudian Impression” (2001). The article seeks to understand the conditions for recording a work of art and artistic creation as a record of ourselves. The purpose of this reflection is to conceive an idea of archive within the perspectives and procedural decisions of modern and contemporary art.


Palavras-chave


Arte. Desenho. Modernidade. Arquivo. Impressão.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

REYNAUD, Françoise. Eugène Atget – Photo Poche. Paris: Centre National de la Photographie, 1989.

WOLFF, Janet. A Produção Social da Arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1982.

THE VISIT OF NAPOLÉON III TO BOULOGNE-SUR-MER. Obra de Constantin Guys. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/337280. Acesso em 18 ago. 2020.




DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.108842

Direitos autorais 2021 Daniel Frickmann, Carlos Eduardo Felix da Costa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001


INDEXADORES

PROPESQ

"

LATINDEX

Resultado de imagem para redib logo