A Ninfa que paira sobre o Tibre: Imagens de Louise Vernet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108337

Palavras-chave:

Ninfa, Aby Warburg, Louise Vernet, Paul Delaroche

Resumo

Este artigo tem como mote a tela A Jovem mártir (1855), do pintor francês Paul Delaroche. Tal imagem é analisada a partir de três problemáticas centrais. Primeiramente, a partir da tríade: imagem, homem e mulher amada; em seguida, é analisada como retrato; e, por último, é abordado o tema da morte e suas relações com a imago. As problemáticas possibilitaram analisar a pintura de Delaroche a partir de três possíveis interpretações. Cada qual identificou a mulher pintada como uma diferente personagem. Uma jovem cristã morta sobre as águas do Rio Tibre. A esposa do pintor: Louise Vernet. E, por fim, como uma Ninfa warburguiniana.

Abstract

This article has as its motto the portrait "The young martyr" (1855) by the French painter Paul Delaroche. I analyzed the image from three central issues. First, from the triad: image, beloved man and woman. Then, I raised the subject of the portrait. Finally, I addressed the topic of death and its relationship with the image. The problems made it possible to analyze Delaroche's painting from three possible interpretations. Each one identified the painted woman as a different character. A young Christian woman dead on the waters of the Tiber River. The painter's wife, Louise Vernet. And finally, as a Warburguinian nymph.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Queiroz Campos, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora de História da Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutora pelo Centre d'Histoire et de Théorie des Arts (CEHTA) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris com a supervisão de Georges Didi-Huberman e bolsa consentida pelo CNPq.

Referências

ARASSE, Daniel. Désir sacré et profane. Le corps dans la peinture de la renaissance italienne. Paris: Editions Refard, 2015.

ARASSE, Daniel . História de Pinturas. Lisboa: KKYM, 2016.

BALZAC, Honoré. A Obra Prima desconhecida. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada: Seguido de A Obra prima desconhecida, de Honoré Balzac. São Paulo: Editora Escuta, 2012.

BANN, Stephen. Remembering Louise Vernet. In: Art History, Vol.26, n. 1, 2003.

BARTHES, Rolando. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BATAILLE, Georges. Las lágrimas de Eros. Barcelona: Ensayo Tusquets, 2007.

BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa : KKYM, 2014.

BELTING, Hans. A verdadeira imagem. Lisboa : KKYM, 2012.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora brasiliense, 2010.

BREDEKAMP, Horts. Teoria do Acto Iconico. Lisboa: 2015.

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. Um ensaio. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DEBRAY, Régis. Vie et mort de l´image. Une histoire du regard en Occident. Paris: Gallinard, 1992.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada: Seguido de A Obra prima desconhecida, de Honoré Balzac. São Paulo: Editora Escuta, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Fra Angelico. Dissemblance et figuration. Paris : Camps arts, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa Moderna. Essai sur le drapé tombé. Paris : Gallimard, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa Dolorosa. Essai sur la mémoire d’un geste. Paris : Gallimard, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa Profunda. Essai sur le drapé-tourmente. Paris : Gallimard, 2017.

FREEDBERG, David. El poder de las imágenes. Estudios sobre la historia y la teoría de la respuesta. Madrid: Grandes Temas Cátedra, 2010.

FREUD, Sigmund. Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2003.

HUGO, Victor. O corcunda de Notre Dame. São Paulo: Zahar, 2013.

HUGO, Victor. Os trabalhadores do mar. São Paulo: Centaur, 2011.

JIMINEZ, Jill Berk. Dictionary of artistis’ Models. Abingdon: Routledge, 2001.

OVÍDIO. Metamorfose. Lisboa: Livros Cotovia, 2007.

PARACELSO. Libro de las Ninfas, los Silfos, los pigmeos, las Salamandras. Barcelona: Obelisco, 2004.

PRAT, Louis-Antoine. Paul Delaroche. Paris : Louvre Editions, 2012.

SHAKESPERE, William. Hamlet. São Paulo: Editora Penguin, 2015.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru/SP: Edusp, 2007.

VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

WARBURG, Aby. Domenico Ghirlandaio. Lisboa: KKYM, 2015 a.

WARBURG, Aby. O Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro Botticelli. In:_ Histórias de Fantasmas para Gente Grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 b.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Campos, D. Q. (2021). A Ninfa que paira sobre o Tibre: Imagens de Louise Vernet. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108337

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay