Em quarentena: apontamentos sobre educação em museus em tempos de pandemia

Autores

  • Camila Schenkel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108108

Palavras-chave:

Museus. Mediação cultural. Atividades online. Públicos. Covid-19.

Resumo

O presente artigo reflete sobre os desafios impostos à área de educação em museus durante a pandemia de Covid-19 a partir de três eixos: uma análise de estratégias adotadas por grandes instituições culturais durante o isolamento; a fragilidade das equipes educativas dentro dessas instituições; e as dificuldades de transpor os fundamentos da mediação para o ambiente digital. Recorrendo a pesquisas de Carmen Mörsch sobre mediação e reflexões recentes de Jacques Rancière e Franco Berardi, entre outras referências, destaca-se a importância do conhecimento prático acumulado pelas equipes educativas para desenvolver formas menos excludentes e hierarquizadas de relações com obras e públicos.

 

Abstract

This article considers de challenges faced by museum education during the Covid-19 pandemics from three points: an analysis of the strategies adopted by mainstream cultural institutions during quarantine; the fragile position of educating teams inside these institutions and the obstacles to transpose the characteristics of mediation to digital platforms. Based on Carmen Mörsch’s research on cultural mediation and recent writings of Jacques Rancière and Franco Berardi, among other references, the practical knowledge acquired by education teams is pointed out as a valuable resource in order to develop less excluding and hierarchical relations with works and publics.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Schenkel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora e pesquisadora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ministra aulas nos cursos de graduação em Artes Visuais e em História da Arte e na Especialização em Práticas Curatoriais. Possui doutorado em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, área de concentração História, Teoria e Crítica da Arte (2016), com estágio de doutorado-sanduíche no Departamento de Artes Visuais da Università di Bologna (2015) e pesquisa de pós-doutorado no PPGAV-UFRGS (2017). Foi mediadora da 8ª Bienal do Mercosul (2011) e coordenou o Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo de 2012 a 2017.

Referências

ARTFORUM. “MOMA and New Museum Among NY Institutions Cutting Jobs to Curb Deficits”. Artforum News, New York, Apr. 03, 2020. Disponível em: <https://www.artforum.com/news/moma-and-new-museum-among-ny-institutions-cutting-jobs-to-curb-deficits-82681>. Acesso em: 10 maio 2020.

AMBROSIO, Alana; RIBEIRO, Tayguara. “Metrô testa câmera para medir a temperatura dos passageiros em SP”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2 jul. 2020. Disponível em: <https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/07/metro-testa-camera-para-medir-a-temperatura-dos-passageiros-em-sp.shtml>. Acesso em: 02 jul. 2020.

BERARDI, Franco “Bifo”. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. São Paulo: Ubu, 2020a.

BERARDI, Franco. “Crónica de la psicodeflación”. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemias. ASPO, 2020b, pp. 35-54. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1bpWWb7X4CRi-VFyMIeQhtNEslFneKmqk/view>. Acesso em: 15 maio 2020.

BISHARA, Hakim. “Artists, Scholars, and Museum Workers Petition Museums to Retain Staff During Pandemic”. Hyperallergic, New York, 20 abr. 2020. Disponível em: <https://hyperallergic.com/557148/petitions-retain-staff-during-pandemic/>. Acesso em: 10 maio 2020.

BONDÍA, Jorge Larrosa. “A experiência e o saber da experiência”. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002, pp. 21-24.

BEIGUELMAN, Giselle. “Atropelados pela pandemia, museus rastejam na internet”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 08 maio 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/atropelados-pela-pandemia-museus-rastejam-na-idade-da-pedra-da-internet.shtml>. Acesso em: 10 maio 2020.

BURHAM, Rika; KAI-KEE, Elliott. Teaching in the Art Museum: Interpretation as Experience. Los Angeles: Getty Publications, 2011.

FIALHO, Ana Letícia. “O iminente colapso do setor cultural”. seLecT, São Paulo, maio 2020. Disponível em: <http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/009976.html>. Acesso em: 16 jun. 2020.

FIORATTI, Gustavo; PAMPLONA, Nicola. “Semana termina com centenas de demissões em redes de museus e teatro”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 maio 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/05/semana-termina-com-centenas-de-demissoes-em-redes-de-museus-e-teatro.shtml>. Acesso em: 02 jun. 2020.

ICOM. “Report: Museums, museum professionals and COVID-19”. Paris: International Council of Museums, 26 maio 2020. Disponível em: <https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/05/Report-Museums-and-COVID-19.pdf>. Acesso em: 30 maio 2020.

MICHEL, Fabio. “Em carta aberta, demitidos do Museu Afro Brasil denunciam desmonte e pedem apoio”. Rede Brasil Atual, São Paulo, 24 maio 2020. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/2020/05/em-carta-aberta-demitidos-do-museu-afro-brasil-denunciam-desmonte-e-pedem-apoio/>. Acesso em: 02 jun. 2020.

MORAIS, Alana. “Atravessar como Medusas contra as coordenadas dos heróis”. Textos n-1 edições, São Paulo, n. 32, 2020. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/032>. Acesso em: 20 maio 2020.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

MÖRSH, Carmen. “Numa encruzilhada de quatro discursos. Mediação e educação na documenta 12: entre Afirmação, Reprodução, Desconstrução e Transformação”. Periódico Permanente, n. 6, São Paulo, mar. 2016. Disponível em: <http://www.forumpermanente.org/revista/numero-6-1/conteudo/numa-encruzilhada-de-quatro-discursos-1-mediacao-e-educacao-na-documenta-12-entre-afirmacao-reproducao-desconstrucao-e-transformacao-2>. Acesso em: 07 maio 2020.

MÖRSCH, Carmen et al. Time for Cultural Mediation. Zurich: Institute for Art Education of Zurich University of the Arts (ZHdK), 2014.

MOURÃO, Patrícia. “Inércia produtivista: sistema da arte vive síndrome maníaca de produção de visibilidade em tempos de Covid-19”. seLecT, São Paulo, abr. 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/inercia-produtivista/>. Acesso em 02 maio 2020.

PINTO, Vera. “Veto à Lei Aldir Blanc causa apreensão”. Correio do Povo, Porto Alegre, 02 jul. 2020. Disponível em: <https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/veto-%C3%A0-lei-aldir-blanc-causa-apreens%C3%A3o-1.444142>. Acesso em: 03 jul. 2020.

QUINTELLE, Pollyana. “Sem margem de negociação. Demitir educadores durante a quarentena expõe a hipocrisia das instituições culturais”. seLecT, 16 abr. 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/sem-margem-de-negociacao/>. Acesso em: 03 maio 2020.

SANDOVAL, Pablo. “Cresce o boicote de grandes anunciantes contra o Facebook apesar da reação de Zuckerberg”. El país, 29 jun. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/tecnologia/2020-06-29/cresce-o-boicote-de-grandes-anunciantes-contra-o-facebook-apesar-da-reacao-de-zuckerberg.html>. Acesso em: 29 jun. 2020.

SELECT. “Resultado da pesquisa seLecT: trabalhadores da arte”. seLecT, São Paulo, 29 abr. 2020. Disponível em: <https://www.select.art.br/pesquisa-select-trabalhadores-da-arte-2/>. Acesso em: 02 maio 2020.

SENNET, Richard. Together: The Rituals, Pleasures and Politics of Cooperation. Penguin: London, 2013.

TOKARNIA, Mariana. “Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa”. Agência Brasil, 29 abr. 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet>. Acesso em: 10 jun. 2020.

UNESCO. “Unesco Report: Museums around the World in the Face of COVID-19”. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), maio 2020. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373530>. Acesso em: 30 maio 2020.

ŽIŽEK, Slavoj. “Coronavirus es un golpe al capitalismo al estilo ‘Kill Bill’ y podría conducir a la reinvención del comunismo”. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemias. ASPO 2020, pp. 21-28. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1bpWWb7X4CRi-VFyMIeQhtNEslFneKmqk/view>. Acesso em: 06 maio 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Schenkel, C. (2020). Em quarentena: apontamentos sobre educação em museus em tempos de pandemia. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108108

Edição

Seção

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.