Diálogos entre imagens: fotografia e pintura na pop art britânica

Annateresa Fabris

Resumo


Os artistas do Grupo Independente
demonstram, desde o começo dos anos 1950,
um interesse acentuado pelos produtos e pelos
ícones da comunicação de massa. A imagem
fotográfica ocupa um lugar central na prática de
integrantes do grupo como Paolozzi e Hamilton,
denotando uma vontade profunda de rever o
repertório artístico tradicional e de propugnar
a adesão a uma iconografia contemporânea,
extraída, em grande parte, do circuito da
comunicação social. Enquanto Paolozzi explora
claramente a heterogeneidade material da
colagem, Hamilton realiza um trabalho mais
complexo entre imagem técnica e imagem
pictórica. Graças à mediação da pintura, a
imagem efêmera da comunicação de massa
transforma-se, com ele, num paradigma
histórico.

Palavras-chave


Comunicação de massa; fotografia; pintura; Paolozzi; Hamilton.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.10759

Direitos autorais 2009 Annateresa Fabris

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PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001


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